Corpo, práticas corporais e relações de gênero na educação física brasileira: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10047

Palavras-chave:

Educação Física. Corpo. Relações de gênero. Práticas corporais.

Resumo

A temática gênero/corpo, presente no universo da cultura corporal, diz respeito à configuração de padrões de gênero masculino e feminino e sua relação com corpo e com a motricidade. Diante desse quadro, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática de corpo, práticas corporais e relações de gênero na Educação Física a partir de obras relevantes no campo em questão. Para tanto, desenvolvemos um trabalho de caráter exploratório, configurando uma pesquisa bibliográfica. Desdobramos nosso material epistemológico em duas grandes unidades de registro e análise, a saber: 1- A história do corpo e a Educação Física e; 2- Educação Física, práticas corporais e relações de gênero. Percebemos um movimento atual que vai ao encontro de uma busca de legitimação das práticas corporais a partir dessa onda dos estudos sobre o corpo e gênero que dificilmente será passageira e, portanto, é necessário refleti-la nos seus vários aspectos para que no futuro não estejamos lutando em vão para pensar propostas alternativas em relação aos modelos de vida não normativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação Física na UFRJ e participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ (2015). Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS

Referências

BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade: a Educação Física na escola brasileira de primeiro e segundo graus. São Paulo: Movimento, 1991.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRITO, Leandro Teófilo de. Enunciações de masculinidade em narrativas de jovens atletas de voleibol: leituras em horizonte queer. 2018. 225 p. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, 2018.

BRITO, Leandro Teófilo de. Performances dissidentes no espaço do voleibol: masculinidades queer? In: PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa; SILVA, Alan Camargo (Orgs.). Educação Física, Esporte e Queer: sexualidades em movimento. 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2019. p. 83-103.

CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

DEVIDE, Fabiano Pries et al. Estudos de gênero na Educação Física Brasileira. Motriz, Rio Claro, v. 17, n.1, p.93-103, jan./mar. 2011.

DUNNING, Eric. O desporto como uma área masculina reservada: notas sobre os fundamentos sociais na identidade masculina e as suas transformações. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. (Orgs.) A busca da excitação. Trad. Maria Manuela Almeida e Silva. Lisboa: Difel, 1992. p. 389-412.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

FRANCO, Neil. A Educação Física como território de demarcação dos gêneros possíveis: vivências escolares de pessoas travestis, transexuais e transgêneros. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 47-66, mai. 2016.

GARCIA, Rafael Marques; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Ressignificações no Esporte através da performance de Tifanny Abreu. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, Brasília, v. 11, p. 24-44, nov. 2018.

GARCIA, Rafael Marques; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. A trajetória pessoal de Tifanny Abreu no Esporte de alto rendimento. Movimento, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-15, mai. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulher e esporte no Brasil: entre incentivos e interdições elas fazem história. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 85-100, jan./jun. 2005.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Feminismos, mulheres e esportes: questões epistemológicas sobre o fazer historiográfico. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 171-196, mai./ago., 2007.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, p. 71-83, mar., 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Gênero e esporte na historiografia brasileira: balanços e potencialidades. Revista Tempo, Niterói, v. 19, n. 34, p. 45-52, jun. 2013.

GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GRESPAN, Carla Lisboa; GOELLNER, Silvana Vilodre. Fallon Fox: um corpo queer no octógono. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1265-1282, out./dez. 2014.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LE BRETON, David. Sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.25, n. 2, p. 59-76, jul./dez., 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (orgs). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 7-35.

LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores de educação física. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.13, n. 28, p. 99-110, jan./mar. 2009. LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Formação de professores de Educação Física: retratos de uma instituição. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, v. 2, n. 1, p. 126-136, jul. 2010.

MELO, Victor Andrade. Escola Nacional de Educação Física e Desportos – uma possível história. Dissertação de mestrado – Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 1996. 199f.

MELO, Victor Andrade. História da educação física e do Esporte no Brasil: panorama e perspectivas. 3ed. São Paulo: Ibrasa, 2006.

OLIVEIRA, Gilberto; CHEREM, Eduardo Hippolyto Latsch; TUBINO, Manoel José Gomes. A inserção histórica da mulher no esporte. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v. 16, n. 2, p. 117-125, 2008.

PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012.

RODRIGUES, Jose Carlos. Tabu do corpo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.

ROMERO, Elaine. Essas mulheres maravilhosas: nadadoras e ginastas. In: SIMÕES, Antonio Carlos (org). Mulher e Esporte: mitos e verdades. São Paulo: Manole, 2003. p. 69-102.

SCOTT, Joan. “Gênero: Uma categoria útil de análise histórica”. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Formação em Educação Física: uma análise comparativa de concepções de corpo de graduandos. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 57-74, abr./jun. 2011.

SOARES, Carmen Lucia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de. Meninos, à marcha! Meninas, à sombra! A história da educação física em Belo Horizonte (1897-1994). Tese de doutorado em Educação. Campinas: Unicamp, 1994.

TUBINO, Manoel José Gomes. 500 anos de legislação esportiva brasileira: do Brasil colônia ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Shape, 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Garcia, R. M., & Pereira, E. G. B. (2019). Corpo, práticas corporais e relações de gênero na educação física brasileira: uma pesquisa bibliográfica. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 153–179. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10047

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo