Corpo, práticas corporais e relações de gênero na educação física brasileira: uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10047Palavras-chave:
Educação Física. Corpo. Relações de gênero. Práticas corporais.Resumo
A temática gênero/corpo, presente no universo da cultura corporal, diz respeito à configuração de padrões de gênero masculino e feminino e sua relação com corpo e com a motricidade. Diante desse quadro, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática de corpo, práticas corporais e relações de gênero na Educação Física a partir de obras relevantes no campo em questão. Para tanto, desenvolvemos um trabalho de caráter exploratório, configurando uma pesquisa bibliográfica. Desdobramos nosso material epistemológico em duas grandes unidades de registro e análise, a saber: 1- A história do corpo e a Educação Física e; 2- Educação Física, práticas corporais e relações de gênero. Percebemos um movimento atual que vai ao encontro de uma busca de legitimação das práticas corporais a partir dessa onda dos estudos sobre o corpo e gênero que dificilmente será passageira e, portanto, é necessário refleti-la nos seus vários aspectos para que no futuro não estejamos lutando em vão para pensar propostas alternativas em relação aos modelos de vida não normativos.
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