Mediações e contradições na educação a distância: o trabalho do professor e do tutor

Autores

  • João dos Reis Silva Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tania Barbosa Martins

Palavras-chave:

Mundialização do capital. Reforma do Estado. Educação a Distância. Condições do trabalho docente

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as contradições apresentadas pelas condições do trabalho docente, professor e tutor na educação a distância, mediadas pelas reformas políticas, organizativas e institucionais, do aparato público-estatal, mediante a reforma do estado e da educação, destacando as contradições para a reconfiguração do trabalho docente. O percurso metodológico considerou uma pesquisa bibliográfica sobre as transformações no mundo do trabalho e mudanças nas instituições estatais públicas. Além de entrevistas com professores, tutor presencial e a distância em três polos da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto. Conclui-se que as condições de trabalho docente a distância apresentam certas contradições incompatíveis e conflituosas com a racionalidade mercantil que tem modificado a natureza institucional da Universidade Pública Brasileira e redefinindo as características da profissionalidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SLAUGHTER, S.; RHOADES, G. Academic capitalism and the new economy: market, state, and higher education. Baltimor: The John Hopkins University Press, 2010.

BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: la s lecciones derivadas de la experiencia. Washington, 1994. Disponível em: http://www.bancomundial.org.br. Acesso em: 9 abr. 2010.

______. Relatório sobre o desenvolvimento mundial: e Estado em um mundo em transformação. 1997. Disponível em: http://www.bancomundial.org.br/index.php/content/view_folder/94.html. Acesso em: 12 abr.2010.

______. Documento estratégico do Banco Mundial: a educação na América Latina e Caribe. 1999. Disponível em: http://www.bancomundial.org.br. Acesso em: 8 abr. 2010.

BARRETO, R. G.. Trabalho e Formação docente. Educação & Sociedade,Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set./dez. 2004.

______. Formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1299-1318, out./dez. 2010.

BRASIL. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Presidência da

República/Câmara da Reforma do Estado. Brasília, 1995a.

CHESNAIS, F.. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1995.

______. A mundialização financeira. Gênese, custos e riscos. São Paulo: Xamã, 1998.

DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as Políticas para a Educação Superior no Brasil nos anos 90. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 234-252. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 16/03/2010.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MARTINS, T. B. As metamorfoses do trabalho docente na Universidade Aberta do Brasil (tese de doutorado). UFSCar. São Carlos. 2014.

PAULANI, L. A autonomização das formas verdadeiramente sociais na Teoria de Marx: comentários sobre o dinheiro no capitalismo contemporâneo. Economia, 2011, vol. 12, pg. 49-70. Disponível em:

http://www.anpec.org.br/revista/vol12/vol12n1p49_70.pdf(application/pdf). Acesso em 22 de setembro de 2012.

______. Brasil delivery: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAULANI, L. Teoria da inflação inercial: um episódio singular na história da ciência econômica no Brasil? In: LOURENÇO, M. R.(org). 50 anos de ciência econômica no Brasil: pensamento, instituições, depoimentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SERFATI, C. O papel dos grupos predominantemente industriais na financeirização da economia. In: CHESNAIS, F.. A Finança Mundializada: raízes sociais e políticas, configurações e consequências. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 109-132.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. dos R. Trabalho intensificado nas federais: pósgraduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SGUISSARDI, V. Novas faces da educação superior no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez: Bragança Paulista, SP: USF-IFAN, 2001.

SILVA JÚNIOR, J. dos R.; SGUISSARDI, V.; SILVA, E. P. E. Trabalho intensificado na universidade pública brasileira. Revista Universidade e Sociedade – Andes-SN, Brasília, ano XIX, n. 45, p.9-25, 2010.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

SILVA JUNIOR, João dos Reis; MARTINS, Tania Barbosa. Mediações e contradições na educação a distância: o trabalho do professor e do tutor. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 37–47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5706. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR