Concepção de qualidade da educação superior: o debate no Mercosul, no México e na Comunidade Europeia

Autores

  • Ively G. Abdalla Universidade Federal da Grande Dourados
  • José V. de Souza
  • Otília Seiffert
  • Lídia Ruiz-Moreno
  • Patricia Abensur
  • Lukelly F. A. Gonçalves
  • Polyana Limeira

Palavras-chave:

Educação superior. Qualidade. Agências de acreditação. Avaliação.

Resumo

Este artigo, produto da pesquisa “Avaliação, expansão e qualidade da educação superior no século XXI”, focaliza a concepção de qualidade do ensino superior que agências internacionais referenciam no MERCOSUL, México e Comunidade Europeia – ENQA. Para o estudo exploratório realizou-se levantamento bibliográfico e documental. A análise evidenciou que no MERCOSUL esse conceito é construído através de consensos e negociações. A avaliação da qualidade da educação superior é coordenada pelas Agências Nacionais de Acreditação (ANAs), sendo realizada atualmente pelo ARCO-SUL. No México existem agências regulatórias para a acreditação da graduação. Apesar da finalidade da acreditação, anunciada pelo COPAES e CENEVAL, seja promover a qualidade da educação e apontar à sociedade quais são as instituições de qualidade, não estão explícitos critérios que orientem uma educação superior de qualidade. Na comunidade europeia o conceito é chancelado pela ENQA que afirma que a excelência do ensino superior europeu é o que garante a qualidade. Para esta agência a excelência pode ser avaliada de acordo com normas acordadas que se aplicam às disciplinas acadêmicas e as instituições. É um conceito relativo e pode ser aplicado para refletir a variabilidade entre instituições e o contexto em que o estudante está inserido.

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Publicado

2016-10-05

Como Citar

ABDALLA, Ively G.; SOUZA, José V. de; SEIFFERT, Otília; RUIZ-MORENO, Lídia; ABENSUR, Patricia; GONÇALVES, Lukelly F. A.; LIMEIRA, Polyana. Concepção de qualidade da educação superior: o debate no Mercosul, no México e na Comunidade Europeia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 21–36, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5704. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR