Competência comunicativa

Uma avaliação inicial em estudantes de formação de professorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17111

Palavras-chave:

Competência, Comunicação, Professores, Educação infantil, Educação primária

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções sobre a competência comunicativa, nas funções de emissor e receptor, dos alunos docentes. Utilizou-se um delineamento descritivo-transversal não experimental com uma amostra de 184 estudantes selecionados por amostragem não probabilística. Um instrumento confiável foi aplicado para identificar as conquistas e limitações nas funções de receptor e emissor por meio da autoavaliação dos sujeitos nas dimensões de subcompetências linguísticas e pragmáticas. Os resultados indicam que as mulheres têm uma percepção um pouco melhor de suas habilidades de comunicação. Os alunos ensino fundamental valorizam, em alguns itens, melhores habilidades linguísticas do que os alunos que estudam na série infantil, além de serem considerados melhores receptores do que emissores. Sugere-se a necessidade de aprofundar a pesquisa e a integração da competência comunicativa nos programas de formação de professores.

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Biografia do Autor

Alina de las Mercedes Martínez-Sánchez, Universidad Autónoma de Madrid

Profesora Ayudante Doctora del Departamento de Pedagogía. Doctorado en Ciencias Pedagógicas (UGR).

Manuel Pabón-Carrasco, Universidad de Sevilla

Profesor e investigador. Doctorado en Ciencias de la Salud (US).

Margarita Rodríguez-Gallego, Universidad de Sevilla

Profesora Titular. Doctora en Pedagogía (US).

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

MARTÍNEZ-SÁNCHEZ, Alina de las Mercedes; PABÓN-CARRASCO, Manuel; RODRÍGUEZ-GALLEGO, Margarita. Competência comunicativa: Uma avaliação inicial em estudantes de formação de professorado. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023018, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17111. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17111. Acesso em: 25 dez. 2024.