Redes sociais virtuais, Blog, Wiki e MOOCS como parte de uma arquitetura pedagógica
Palavras-chave:
Arquiteturas pedagógicas. Redes sociais virtuais. Blogs. Wikis. MOOCs.Resumo
Este trabalho discute alguns ambientes informatizados de aprendizagem, a saber: redes sociais virtuais, blogs, MOOCs, que podem ser utilizados como arquiteturas pedagógicas e facilitadores do processo de aprendizagem. A interlocução teórica teve como ponto de partida apresentar o conceito de arquiteturas pedagógicas e suas características, bem como alguns ambientes de aprendizagem. Por outro lado, a compreensão desse termo possibilitou refletir sobre esses ambientes como parte de uma arquitetura pedagógica. Para tanto, o trabalho está baseado em revisão bibliográfica da literatura atual sobre o tema. Conclui-se que os ambientes analisados podem ser utilizados como arquiteturas pedagógicas no processo educativo por possibilitar a interação entre alunos e tecnologias, mediação pedagógica, trabalho colaborativo e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, bem como a construção de uma grande teia de aprendizagem.Downloads
Referências
CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragon de; MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância. In: CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragon de; MENEZES, Crediné Silva de. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007. Cap. 2, p. 35-52.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 8.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1.
COUTINHO, Clara Pereira; JUNIOR, João Batista B. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. SIIE, nº 14, nov. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/.../Com%20SIIE.pdf. Acesso em: 25 mar. 2015.
COUTINHO, Maria Tereza da Cunha; CUNHA, Suzana Ezequiel. Os caminhos da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 2004.
GUIMARÃES, Angelo de Moura; RIBEIRO, Antônio Mendes. Aprendizagem colaborativa: o wiki. In: ____________. Introdução às tecnologias da informação e comunicação: tecnologia do conhecimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. Cap. 3, p. 127-142.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARCON, Karina; MACHADO, Juliana Brandão; CARVALHO, Marie Jane Soares. Arquiteturas Pegadógicas e Redes Sociais: uma experiência no Facebook. Disponível em: www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2012/009.pdf. Acesso em: 24 mar. 2015.
MARINHO, SIMÃO Pedro P. Redes sociais virtuais: terão elas espaço na escola?. In: DALBEN, Ângela Imaculada L. F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Cap. 2, p. 197-213. (Didática e prática
de ensino).
MATTA, Cláudia Eliane da; FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. Mooc: transformação das práticas de aprendizagem. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 11, 2013, Belém/PA. Anais... UNIREDE. Disponível em: www.ead.unb.br/arquivos/artigos/mooc_artigo_esud2013.pdf. Acesso em: 24 mar. 2015.
MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista digital de tecnologias cognitivas, v. 01, n.07, p. 20-40, jan.-jun. 2013.
MOZZER, Luciena Domenici. Blogs e Wikis: construindo novos espaços para a aprendizagem. NEAD/UFJF: Juiz de Fora, 2009. Disponível em: www.cead.ufjf.br/wpcontent/.../02/media_biblioteca_blogs_wikis.pdf.
Acesso em: 10 abr. 2015.
OLIVEIRA, Celina Couto de; COSTA, José Wilson da; MOREIRA, Mércia. Ambientes informatizados de aprendizagem. In: COSTA, José Wilson da; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Novas linguagens e nova tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. Cap. 4, p. 111-138.
SILVA, Eunice de Castro e; SANTOS, Rosemary dos. As redes sociais no contexto da educação. In: CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, 2011. COIED. Disponível em: http://www2.coied.com/2011/actividades/ artigos/tema6/. Acesso em: 11 de abr. 2015.
WEBLOG. Disponível em: http://www.dicweb.com/ww.htm. Acesso em: 09 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.