Pontes Digitais na Educação Superior: a monitoria como espaço de ensinagem e desenvolvimento da ZDP

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Zona de Desenvolvimento Proximal, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de monitoria na disciplina Assessoria Inteligente e Técnicas Secretariais, do curso de Secretariado Executivo em uma universidade pública, sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e da concepção de ensinagem. Ao provocar a incorporação de tecnologias digitais como: Canva, Padlet, Plickers, Google Meet, Google Drive, Trello, ChatGPT e Gemini, o professor impulsionou a atuação da monitora, potencializando a mediação pedagógica e tornando o processo de aprendizagem mais interativo. O objetivo foi investigar de que forma a monitoria, orientada pelo professor, contribuiu para a constituição de um espaço de ensinagem e para o desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos discentes. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise de conteúdo (BARDIN, 2011) a partir de diários de bordo, feedbacks dos estudantes e registros de desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram aumento do engajamento, ampliação do domínio tecnológico e melhora da média da turma (de 7,3 para 8,1). Conclui-se que as tecnologias digitais, ao funcionarem como pontes entre docente, monitora e discentes, favoreceram práticas inovadoras de ensinagem e potencializaram o desenvolvimento da ZDP no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alves Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduada em Secretariado Executivo e Psicologia. Mestre em Gestão e Doutora em Psicologia. Atualmente é professora substituta da UFPB; Professora do curso de Psicologia da UNIFACEX/RN e Secretária Executiva da UFRN. É aluna de Pós-Doutorado na UFRN.

Jamilly, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Estudante do curso de Secretariado Executivo Bilingue da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Santos, R. A., & Silva, J. A. da. (2025). Pontes Digitais na Educação Superior: a monitoria como espaço de ensinagem e desenvolvimento da ZDP. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20714

Edição

Seção

Artigos