Pontes Digitais na Educação Superior: a monitoria como espaço de ensinagem e desenvolvimento da ZDP
Keywords:
Monitoria, Zona de Desenvolvimento Proximal, Tecnologias DigitaisAbstract
Este artigo apresenta a experiência de monitoria na disciplina Assessoria Inteligente e Técnicas Secretariais, do curso de Secretariado Executivo em uma universidade pública, sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e da concepção de ensinagem. Ao provocar a incorporação de tecnologias digitais como: Canva, Padlet, Plickers, Google Meet, Google Drive, Trello, ChatGPT e Gemini, o professor impulsionou a atuação da monitora, potencializando a mediação pedagógica e tornando o processo de aprendizagem mais interativo. O objetivo foi investigar de que forma a monitoria, orientada pelo professor, contribuiu para a constituição de um espaço de ensinagem e para o desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos discentes. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise de conteúdo (BARDIN, 2011) a partir de diários de bordo, feedbacks dos estudantes e registros de desempenho acadêmico. Os resultados evidenciaram aumento do engajamento, ampliação do domínio tecnológico e melhora da média da turma (de 7,3 para 8,1). Conclui-se que as tecnologias digitais, ao funcionarem como pontes entre docente, monitora e discentes, favoreceram práticas inovadoras de ensinagem e potencializaram o desenvolvimento da ZDP no ensino superior.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
