Leitura, Escrita e Tecnologias Digitais: a metodologia WebQuest (MWQ) como ferramenta para a aprendizagem da leitura e da escrita

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais, Metodologia WebQuest

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de dissertação que investigou as pontencialidades da MWQ na motivação para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita no 5 ano do ensino fundamental em uma escola pública no Nordeste do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário individual aplicado antes da implementação da WebQuest e um questionário de autoavaliação em grupo respondido após sua aplicação com 66 estudantes. Os resultados indicam que a integração das tecnologias digitais é fundamental para o desenvolvimento de habilidades leitoras e de letramento digital. No entanto, destaca-se a importância dos professores adotarem metodologias de ensino que orientem a navegação na internet de forma estruturada e significativa, promovendo o trabalho cooperativo e colaborativo entre estudante-professor e estudante-estudante, como propõe a MWQ. Portanto, a MWQ é uma estratégia de ensino que poderá motivar de forma interativa a leitura e a escrita das crianças na educação básica na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Suzane Gomes Mendes , UFMG

UFMG

Downloads

Publicado

21-04-2025

Como Citar

Gomes Mendes , D. S. (2025). Leitura, Escrita e Tecnologias Digitais: a metodologia WebQuest (MWQ) como ferramenta para a aprendizagem da leitura e da escrita. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 52–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20036

Edição

Seção

Artigos