Leitura, Escrita e Tecnologias Digitais: a metodologia WebQuest (MWQ) como ferramenta para a aprendizagem da leitura e da escrita
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais, Metodologia WebQuestResumo
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de dissertação que investigou as pontencialidades da MWQ na motivação para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita no 5 ano do ensino fundamental em uma escola pública no Nordeste do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário individual aplicado antes da implementação da WebQuest e um questionário de autoavaliação em grupo respondido após sua aplicação com 66 estudantes. Os resultados indicam que a integração das tecnologias digitais é fundamental para o desenvolvimento de habilidades leitoras e de letramento digital. No entanto, destaca-se a importância dos professores adotarem metodologias de ensino que orientem a navegação na internet de forma estruturada e significativa, promovendo o trabalho cooperativo e colaborativo entre estudante-professor e estudante-estudante, como propõe a MWQ. Portanto, a MWQ é uma estratégia de ensino que poderá motivar de forma interativa a leitura e a escrita das crianças na educação básica na era digital.
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