Educação 4.0 Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19538

Palabras clave:

Educação 4.0, Inclusão digital, Ética na IA, Inteligência Artificial

Resumen

: A Educação 4.0 representa uma transformação paradigmática no campo educacional, impulsionada pela integração da Inteligência Artificial (IA). Este artigo examina como a IA está redefinindo o ensino, desde a personalização do aprendizado até a automação de tarefas administrativas. Através de algoritmos avançados, a IA oferece experiências de aprendizado adaptativas, atendendo às necessidades individuais dos alunos e promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz. Além disso, a análise de dados educacionais permite uma avaliação mais precisa do desempenho estudantil, facilitando intervenções pedagógicas oportunas. No entanto, a implementação da IA na educação também levanta questões éticas e desafios que precisam ser abordados para garantir um uso responsável e equitativo dessa tecnologia. Este estudo busca fornecer uma visão abrangente das oportunidades e desafios apresentados pela Educação 4.0, destacando seu potencial para transformar o futuro do ensino e da aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano da Silva , UNICID

UNICID

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

da Silva , A. (2024). Educação 4.0 Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Ensino. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 96–106. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19538

Número

Sección

Artigos