Contraturno escolar: práticas pedagógicas colaborativas por meio do lego robotizado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18130

Palabras clave:

Contraturno Escolar, Lego Robotizado, Colaboração

Resumen

O contraturno escolar constitui-se como movimento de Educação Integral, com vistas a potencializar o papel social da escola no desenvolvimento humano. Neste artigo, abordamos o modelo de implementação da Educação Integral na Rede Municipal de Educação do município de Guaporé, Rio Grande do Sul, por meio do contraturno escolar, cujo foco é a integração da robótica educacional, especificamente, o lego robotizado, nas práticas pedagógicas. Analisamos planejamentos didáticos com lego robotizado, tendo como eixo temático a colaboração enquanto pressuposto para a resolução de problemas e desenvolvimento humano integral. Enfatizamos que o lego robotizado é recurso potencializador de práticas colaborativas, as quais são essenciais para a interação em sociedade e atuação cidadã participativa, em movimentos de equidade e justiça social.

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Biografía del autor/a

Juliana Sales Jacques, UFSM

UFSM

Gabriela Girelli de Borba, UFSM

UFSM

Publicado

2024-03-08 — Actualizado el 2024-04-09

Versiones

Cómo citar

Jacques, J. S., & de Borba, G. G. (2024). Contraturno escolar: práticas pedagógicas colaborativas por meio do lego robotizado. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(15), 124–136. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18130 (Original work published 8 de marzo de 2024)