O uso das Tecnologias Digitais na Educação: perspectivas de professores
Keywords:
Tecnologia Digital, Educação, ProfessoresAbstract
Este artigo apresenta os estudos elaborados no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (IFRN Campus Natal - Zona Leste) e as discussões fomentadas na prática profissional como coordenadora pedagógica na rede pública do estado do Rio Grande do Norte. Nessa pesquisa, buscamos analisar e discutir as perspectivas de três professores polivalentes, que lecionam do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, acerca dos usos das tecnologias digitais em sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma pesquisa qualitativa e para tanto, realizamos um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, sobre os limites e as possibilidades que os usos das tecnologias digitais podem trazer as práticas pedagógicas dos professores que ensinam nessa etapa. Ao analisarmos as respostas dos professores entrevistados, é possível identificar que os docentes compreendem que as tecnologias digitais não substituem os processos de ensino e aprendizagem, mas que estas ampliam e diversificam a mediação pedagógica. Em suma, os professores demonstram compreensão acerca da importância de inserir as tecnologias educacionais no processo de ensino, pois acreditam que o processo de aprendizagem dos alunos requer essa diversidade de recursos tecnológicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
