O uso das Tecnologias Digitais na Educação: perspectivas de professores

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Educação, Professores

Resumo

Este artigo apresenta os estudos elaborados no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (IFRN Campus Natal - Zona Leste) e as discussões fomentadas na prática profissional como coordenadora pedagógica na rede pública do estado do Rio Grande do Norte. Nessa pesquisa, buscamos analisar e discutir as perspectivas de três professores polivalentes, que lecionam do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, acerca dos usos das tecnologias digitais em sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma pesquisa qualitativa e para tanto, realizamos um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, sobre os limites e as possibilidades que os usos das tecnologias digitais podem trazer as práticas pedagógicas dos professores que ensinam nessa etapa. Ao analisarmos as respostas dos professores entrevistados, é possível identificar que os docentes compreendem que as tecnologias digitais não substituem os processos de ensino e aprendizagem, mas que estas ampliam e diversificam a mediação pedagógica. Em suma, os professores demonstram compreensão acerca da importância de inserir as tecnologias educacionais no processo de ensino, pois acreditam que o processo de aprendizagem dos alunos requer essa diversidade de recursos tecnológicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizane Silva do Nascimento , IFRN

PPGEP/IFRN

Roberto Douglas da Costa , IFRN

PPGEP/IFRN

Downloads

Publicado

21-04-2025

Como Citar

Silva do Nascimento , E., & da Costa , R. D. (2025). O uso das Tecnologias Digitais na Educação: perspectivas de professores. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 199–206. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20052

Edição

Seção

Artigos