Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma abordagem com heredogramas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19541

Palabras clave:

Três Momentos Pedagógicos, Sequência Didática, Ensino Fundamental

Resumen

Diante da necessidade de metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, o presente texto se ocupa de apresentar a sistematização e implementação de uma sequência didática estruturada nas premissas dos Três Momentos Pedagógicos, visando fomentar o desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional por meio do estudo de heredogramas. Nesse viés, organizamos o texto de forma a apresentar inicialmente a sistematização da sequência didática para posteriormente relatar sua aplicação junto a turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Porto Velho/Rondônia. Os resultados forneceram indícios de que a intervenção didática desenvolveu o Pensamento Computacional entre os alunos, preparando-os para enfrentar desafios analíticos de forma independente e adaptável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca das Chagas Pereira Nascimento Neta , SED – RO

SED – RO

Aline Locatelli , UPF

UPF

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

das Chagas Pereira Nascimento Neta , F., & Locatelli , A. (2024). Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma abordagem com heredogramas . EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 128–136. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19541

Número

Sección

Artigos