Letramento Científico no Ensino Fundamental: a química do cotidiano e o uso das tecnologias digitais

Authors

Keywords:

Letramento Científico, Ensino Fundamental, Química, Tecnologia

Abstract

O presente artigo descreve uma pesquisa em andamento sobre a promoção do letramento científico, através do uso de tecnologias digitais (jogos), em uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa em campo deu-se através da aplicação de uma sequência didática, em uma turmo de ensino fundamental, com 36 alunos. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação com o intuito de investigar práticas pedagógicas que estimulem autonomia, reflexão, criticidade e trabalho coletivo, através de jogos. Os resultados iniciais indicaram que a implementação de atividades experimentais e principalmente as tecnológicas, mostraram-se favoráveis ao incentivo ao letramento científico, pois possibilitou oportunizar aos estudantes a conhecerem novas terminologias, que normalmente utilizadas em algum campo no letramento científico, incentivando a reflexão crítica e na busca por um significado para o que está sendo mostrado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Silva Farias da Matta, UniCarioca

UniCarioca

André Cotelli do Espírito Santo, UniCarioca

UniCarioca

Published

2025-08-25

How to Cite

Matta, A. S. F. da, & Espírito Santo, A. C. do. (2025). Letramento Científico no Ensino Fundamental: a química do cotidiano e o uso das tecnologias digitais. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 349–356. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20554

Issue

Section

Relatos de experiência