Redimensionando os conceitos sobre a tutoria em aplicações práticas na disciplina Educação a Distância do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará
Keywords:
Distance Education. Tutorial. Virtual Learning Environment.Abstract
This article is the result of a case study, the conceptual and operational analysis of the subject “Distance Education” of the Course Pedagogy FACED / UFC . It is the subject that provides for undergraduate students a unique experience in the Distance Education modality (DE). The subject is inaugural and emerge the students in the virtual through two VLEs (virtual learning environment ) named TelEduc and Moodle , using the tools of recognized social network . Most of the subject is offered by distance, taking advantage of a legal appeal. Being supported by VLEs, it have to rely on tutors or coeducators that develop and manage the subject in an innovative way. The teaching experience allows the coeducators perform their classic duties, being given to then also the opportunities to co-management the instructional content , the interrelations and evaluations. This paper discusses the profiles of content teachers and training teachers and investigates the reasons that some theoretical paradigms criticize the Distance Education and their tutors. Also dialogues with the pro- tutors who care about the regularization of the profession and the low wages. The discussion has theoretical grounding in Silva (2010), Belloni (1999) and Tori (2010), among other authors.Downloads
References
BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO – 2010 – 3a ed. Brasília: MTE, SPPE. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP). Biblioteca. Disponível em: homologacaodtp.mte.gov.br/cbosite/pages/download;jsessionid.3. Acesso em: 08 maio 2014.
________.DEAES/INEP/MEC. SINAES/2009. Disponível em: abrafi.org.br/.../as_politicas_de_avaliacao_da_educacao_superior.
Acesso em: 08 maio 2014.
________________. MEC. Referenciais de Qualidade para Educação a Distância, 2007.
________________. UAB. Tabela de Bolsas de Estudos para EaD. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br Acesso em 08 maio 2014.
________________. Projeto Universidade Viva. Portal Brasil. Disponível em: www.brasil.gov.br/17/01/2013. Acesso em 08 maio 2014.
__________________. Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
BELLONI, M.L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BORGES NETO, H; BATISTA, J.B; YOUNG, R.S. Tutor ou professor? Reflexão sobre a docência em EaD na sociedade contemporânea. In: Anais do Congresso Internacional da AFIRSE (Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica). Disponível em
www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Resumo_uma_classificacao.pdf. Acesso em: 07 maio 2014.
COSTA, Z. B. O Processo de Avaliação na Disciplina Educação a Distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Monografia apresentada. Orientador: Hermínio Borges Neto, 2013.
GARCIA ARETIO, L.. Educación a Distancia hoy. Madrid: IUED, 1996.
NEDER, M. L. C. A Formação do Professor a Distância: diversidade como base conceitual. Belo Horizonte, 1999. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais.
PRETTI, O. Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.
SARTORI, A.; ROESLER, J. Educação Superior a Distância. Gestão da aprendizagem e da produção de materiais didático impressos e on line. Florianópolis (Tubarão). Editora Unisul, 2005.
SILVA, M. Educação a Distância (EaD e Educação online – EOL-) nas reuniões do GT16 da ANPED (2000-2010).
SANTOS, E. In. SILVA, M.; PESCE, l.; ZUIN, A. Educação online. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
SOUSA, RP.; MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO Books Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 18 maio 2014.
TORI, R. Educação sem Distância. São Paulo: Ed. SENAC: São Paulo, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFC-FACED. Ementário da Disciplina Educação a Distância, 2013.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação (FACED/UFC). Ementário da Disciplina Educação a Distância, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.