Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma abordagem com heredogramas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19541

Palavras-chave:

Três Momentos Pedagógicos, Sequência Didática, Ensino Fundamental

Resumo

Diante da necessidade de metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, o presente texto se ocupa de apresentar a sistematização e implementação de uma sequência didática estruturada nas premissas dos Três Momentos Pedagógicos, visando fomentar o desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional por meio do estudo de heredogramas. Nesse viés, organizamos o texto de forma a apresentar inicialmente a sistematização da sequência didática para posteriormente relatar sua aplicação junto a turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Porto Velho/Rondônia. Os resultados forneceram indícios de que a intervenção didática desenvolveu o Pensamento Computacional entre os alunos, preparando-os para enfrentar desafios analíticos de forma independente e adaptável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas Pereira Nascimento Neta , SED – RO

SED – RO

Aline Locatelli , UPF

UPF

Downloads

Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

das Chagas Pereira Nascimento Neta , F., & Locatelli , A. (2025). Integrando Pensamento Computacional e Ciências: uma abordagem com heredogramas . EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 128–136. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19541