Tecnologias da Informação e Comunicação: visão de moradores e gestores para implementação da política pública de inclusão digital
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17329Palavras-chave:
Inclusão, Tecnologias da Informação e Comunicação, LetramentoResumo
Este estudo exploratório, analisou através de pesquisa de campo, a visão de moradores e gestores sobre a inclusão digital no município de Seropédica (baixada fluminense - RJ). A coleta de dados ocorreu com auxílio de questionários semiestruturados aplicados com 2 gestores municipais e 50 moradores de comunidades periféricas. Cerca de 88% dos munícipes possuem principalmente aparelho celular e 78% internet como TIC. Do total, 84% dependem do sinal de internet de terceiros e 90% possuem baixa renda. A TIC tem sido usada basicamente para condução de atividades rasas, que pouco agregam ao desenvolvimento educacional, cultural, econômico e conhecimentos relevantes dessas pessoas. Os resultados revelaram a necessidade da promoção de acesso às demais TICs e ao letramento digital dessa população, por meio de uma política pública de inclusão digital
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 29-09-2023 (2)
- 15-07-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.