O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores/as

  • Bárbara Amaral Silva UFMG

Palabras clave:

Discurso religioso. Ethos. Estereótipos.

Resumen

Tendo como base as ideias de Ruth Amossy sobre o ethos, procuraremos comprovar como essa prova retórica é utilizada no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) com o intuito de gerar credibilidade e Legitimidade e, assim, validar o que é dito frente ao público alvo. Para tanto, o corpus escolhido foi o livro Mulher V: moderna à moda antiga, escrito por Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo. Além disso, utilizaremos ainda Ruth Amossy quando formos abordar os estereótipos, e contaremos também com contribuições de autores da sociologia, como Pierre Bourdieu e Michelle Perrot.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Amaral Silva, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licenciatura plena Português (2013). Trabalha como revisora de textos em pré-vestibulares e como professora de língua inglesa. Durante a graduação, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, estereótipos e discurso religioso.

Citas

AMOSSY, Ruth. L’argumentation dans le dicours. Paris: Armand Colin,

______. Stéréotypes et Clichés. Paris: Éditions Nathan, 1997.

______. O ethos na intersecção das disciplinas : retórica, pragmática,

Sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 119-144.

ARISTÓTELES. Arte Retórica. Arte Poética. Trad. Antônio Pinto de

Carvalho. Ediouro, 196-?.

Bispo Edir Macedo é indiciado por lavagem de dinheiro. Disponível em:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1263480-

,00-

BISPO+EDIR+MACEDO+E+INDICIADO+POR+LAVAGEM+DE+DINHE

IRO.html Acesso em 08, Jan 2014.

BOURDIEU. Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kuhner.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

______. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CARDOSO, Cristiane. A Mulher V: moderna, à moda antiga. Rio de Janeiro: Unipro, 2011.

Censo: o perfil religioso do país. Disponível em:

http://oglobo.globo.com/infograficos/censo-religiao/. Acesso em 18, Jun

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Normam. Discourse in Late

Modernity: rethinking Critical Discurse Analysis. Edinbourg: Edinbourg

University, 1999.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de

Análise do Discurso. Trad. Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2008.

JESUS CRISTO É O SENHOR: UNIVERSAL. Livro “A Mulher V” é o mais

vendido no Brasil. 2013. Disponível em:

http://www.universal.org/noticias/2013/03/15/livro-quota-mulhervquot-eacute-o-mais-vendido-no-brasil-20368.html. Acesso em 18, Jun 2014.

LIMA, Helcira Maria Rodrigues de. O olhar do delegado: imagens de si e

do outro. Revista da ABRALIN, João Pessoa, v.8, n.1, p. 57-74, jan./jun.

PERROT, Michelle. Minha história das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PLANTIN, Christian. A Argumentação. História, teorias, perspectivas. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

______. As razões das emoções. In: MENDES, Emília & MACHADO, Ida

Lúcia (Org.). As emoções no discurso. Vol.II. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho

Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2015-07-03

Cómo citar

Silva, B. A. (2015). O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus. ARREDIA, 4(6), 80–99. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/3337

Número

Sección

Artigos