O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Bárbara Amaral Silva UFMG

Palavras-chave:

Discurso religioso. Ethos. Estereótipos.

Resumo

Tendo como base as ideias de Ruth Amossy sobre o ethos, procuraremos comprovar como essa prova retórica é utilizada no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) com o intuito de gerar credibilidade e Legitimidade e, assim, validar o que é dito frente ao público alvo. Para tanto, o corpus escolhido foi o livro Mulher V: moderna à moda antiga, escrito por Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo. Além disso, utilizaremos ainda Ruth Amossy quando formos abordar os estereótipos, e contaremos também com contribuições de autores da sociologia, como Pierre Bourdieu e Michelle Perrot.

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Biografia do Autor

Bárbara Amaral Silva, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licenciatura plena Português (2013). Trabalha como revisora de textos em pré-vestibulares e como professora de língua inglesa. Durante a graduação, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, estereótipos e discurso religioso.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

Silva, B. A. (2015). O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus. ARREDIA, 4(6), 80–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/3337

Edição

Seção

Artigos