Mujeres en los anuncios de cerveza: análisis referencial
DOI:
https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5950Palabras clave:
Es común encontrar em anuncios de cerveza de Brasil, la repetición de un discurso mediático com explotación de La sensualidad femenina. Dialogando con este tema, esta investigación tiene como objetivo señalar, em algunos anuncios de cerveza, el discurso uResumen
Es común encontrar em anuncios de cerveza de Brasil, la repetición de un discurso mediático com explotación de La sensualidad femenina. Dialogando con este tema, esta investigación tiene como objetivo señalar, em algunos anuncios de cerveza, el discurso utilizado no sólo para atraer a los consumidores, sino también para estereotipar a lãs mujeres, destacando sus características físicas e igualando a um producto de consumo. Este estudio bases teóricas de autores como discusión Koch (2004), Marcuschi (2007), com el fin de entender cómo La publicidad discursos anuncios de cerveza se inscriben em la red discursiva. Se buscó investigar cómo se articulan los elementos referenciales del lenguaje para construir el estereotipo de las mujeres como objeto consumo.Descargas
Citas
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. Universidade Federal de Pernambuco: Ática, 2004.
CIULLA, A. A referenciação anafórica e dêitica- com atenção especial para os estudos dêiticos discursivos. 2002. Dissertação de Mestrado em Linguística – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um criativo de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.
FERRÉS, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FONTANA, Maire. A Anáfora Direta: Uma Estratégia de Progressão Discursiva. 2014.
KOCH, Ingedore G. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LEITE, Maria A. e MARTINS, Renata. Referenciação. Belo Horizonte. 2013.
LINS, Leticia Alves. Cerveja, Mulher, Diversão: representações e diálogos nas propagandas de cerveja. Belo Horizonte, 2006.
MARCUSCHI, Luiz A. Do código para a cognição: o processo referencial como atividade criadora. In: ____________. Cognição, linguagem epráticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.
SANTANA, Samuel Sena, et. A publicidade seduz os telespectadores e não vende somente produtos, mas também tendências e valores culturais. Cadernos do Sep Adm. Nº 3, 2006.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. Ed. 27, São Paulo: Cultrix, 2006.
WITZEL, Denise Gabriel. Identidade e Livro Didático: Movimentos Identitários do Professor de Língua Portuguesa. UEM, 2002
Sites consultados
F/NASCA SAATCHI E SAATCHI disponível
emhttp://www.fnazca.com.br/index.php/2001/01/10/skol-pilsen-4/
Acesso 16/04/2016 às 20h10min.
F/NASCA SAATCHI E SAATCHI disponível em
http://www.fnazca.com.br/index.php/2005/10/11/skol-pilsen-2/ Acesso
/04/2016 às 20h08min.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0

