O romance histórico em Figura na Sombra: a história e a ficção na literatura de Assis Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/arredia.v6i11.6659Palavras-chave:
Romance histórico. Figura na sombra. Luiz Antônio de Assis Brasil.Resumo
Figura na sombra (2012), romance do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, retrata a vida do aclamado botânico Aimé Bonpland, em especial sua relação com Alexander von Humboldt, com quem realizou expedições na América e elevou-se aos mais honrados nomes da academia, e sua posterior reclusão na América do Sul, onde viveu seus últimos dias confundindo-se entre os trabalhadores do campo, obcecado pelo cultivo da erva-mate. A precisão de Assis Brasil com a produção ficcional ambientada no passado histórico e fundada por densa pesquisa desenvolve-se desde a década de 1970, distinguindo-se do modelo de romance histórico proposto por Lukács e aproximando-se das leituras de Menton e Hutcheon sobre a novas modalidades de romances históricos. O objetivo do presente estudo é considerar a construção do romance Figura na sombra buscando precisar o modo como a ficção relaciona-se com a história, análise precedida por uma ampla e superficial leitura da relação entre história e a ficção.Downloads
Referências
ARISTOTÉLES. A Poética. Tradução, Prefácio, Introdução, Comentários e Apêndices de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda – F. C. S. H. da Universidade Nova de Lisboa, 1986.
BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. O novo romance histórico brasileiro. Via atlântica, n. 4, out. 2000.
BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Figura na sombra. Porto Alegre: L&PM, 2012.
BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Entrevista com José Pinheiro Torres. Disponível em: http://www.laab.com.br/vida.html. Acesso em: 26 maio 2017.
BURKE, Peter. As fronteiras instáveis entre história e ficção. In: AGUIAR, Flávio et alii (orgs.). Gêneros de fronteira: cruzamentos entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1987.
WEINHARDT, Marilene. A ficção histórica depois de 2010: primeiros apontamentos. Cadernos Literários, v. 23, n. 1, 2015.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LUKÁCS, György. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina. México: Fondo de la Cultura Económica, 1993. WIKIPEDIA. Aimé Bonpland. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aim%C3%A9_Bonpland. Acesso em: 20 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0