Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola

Autores

  • Denise Gabriel Witzel UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - (UNICENTRO)
  • Cláudio José de Almeida Mello

Palavras-chave:

Discurso literário. Ensino da leitura. Análise do Discurso.

Resumo

Partindo do princípio de que a escola, como instituição política e social, possui a responsabilidade de desenvolver mecanismos para promover a leitura literária como prática social, damos visibilidade, neste estudo, a um mapeamento do ensino da leitura do texto literário, focalizando, preliminar e sumariamente, vertentes do conhecimento relacionadas à concepção interacionista da linguagem estribada no dialogismo bakhtiniano, ao letramento e à Estética da Recepção, que desestabilizaram um modelo de ensino de língua e literatura cristalizado no Brasil, depositário da matriz positivista, estruturalista e formalista. Colocamos em relevo os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso fundamentada em Michel Pêcheux, com o objetivo de refletir acerca da relevância de práticas de ensino da leitura assentadas em bases descritivas e histórico-discursivas. Tais práticas, porque constituídas na equalização língua, sujeito e história, miram a formação de leitores que, em face de um acontecimento dado a ler, são capazes de reconhecer a equivocidade da língua e a recursividade dos sentidos. Pensamos que atividades oriundas da Análise do Discurso consistem em valioso instrumento, pois, quando realizadas como análises literárias que propiciem uma aproximação entre arte e vida, permitem ao leitor vivenciar a experiência estética, contribuindo assim para a formação de leitores perenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gabriel Witzel, UNIVERSIDADE DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - (UNICENTRO)

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado - da UNICENTRO. Doutora em Lingística e Língua Portuguesa pela UNESP-FCL-Araraquara-SP

Downloads

Publicado

21.12.2015

Como Citar

Witzel, D. G., & Mello, C. J. de A. (2015). Do signo às relações discursivas: contribuições da análise do discurso para a educação literária a partir da escola. Raído, 9(19), 23–42. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4660

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA