A formação de leitores literários: o espaço como mediador

Autores/as

  • Renata Junqueira de Souza UNESP - PP
  • Juliane Francischeti Martins Motoyama Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

Biblioteca. Leitor literário. Mediação de leitura.

Resumen

A biblioteca é uma organização social que prevalece a passagem dos séculos. Em cada momento histórico ela ocupou uma função diferente, mas sempre com o intuito de preservar os saberes e a cultura produzida pela humanidade. Com os últimos avanços nos estudos sobre a formação do leitor literário, vem se desvelando uma nova faceta do espaço da biblioteca, a de mediadora na formação do leitor. Espaços bem organizados e pensados para recepcionar de forma aconchegante os educandos tornam-se fundamentais para atrair os indivíduos para o universo da leitura. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral estudar o papel dos locais destinados à leitura (salas de leitura e bibliotecas) como mediadores na formação do leitor literário na sociedade atual, de forma a permitir reflexões e adequações a estes espaços. Para tanto, apresenta-se o espaço do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) que há vinte anos vem desenvolvendo projetos no campo da formação de leitores em Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, e toda a região.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Souza, R. J. de, & Motoyama, J. F. M. (2014). A formação de leitores literários: o espaço como mediador. Raído, 8(17), 155–169. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3553

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS