A poética dos poros de Alice Ruiz: das estratégias de ensino à recepção do poema na sala de aula
From Teaching Strategies to the Reception of the Poem in the Classroom
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19830Palavras-chave:
Alice Ruiz, Estratégias de Leitura, Ensino, Corpo, SexualidadeResumo
Ao analisar a superfície da pele-palavra poética de Alice Ruiz, percebemos a presença de poros que, ao se abrirem no esforço do eu poético, entre o prazer e a luta, transpiram. Esse corpo umidificado apresenta inúmeros sentidos, permitindo que o leitor, por meio de sua recepção, atribua significados. Assim, a poética dos poros se estrutura na experiência do corpo e da sexualidade feminina, que se tornam instrumentos de resistência e enfrentamento ao sistema de poder patriarcal. Nesse contexto, este artigo apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar os poemas de Alice Ruiz sob uma perspectiva estilística e pós-estruturalista, além de avaliar a recepção dessa poética em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, em Sertânia-PE. A análise se fundamenta nas estratégias de compreensão leitora propostas por Girotto e Souza (2010), enquanto a leitura dos textos poéticos se apoia nos estudos de Cohen (1974), Foucault (2014) e Butler (2019). O percurso metodológico para o ensino de poesia foi estruturado a partir das quatro categorias da leitura metacognitiva de Girotto e Souza (2010): conhecimento prévio, conexões, inferência e visualização. Essa abordagem permitiu não apenas a ampliação da compreensão dos discursos sobre a mulher, mas também a apreciação das nuances estéticas que compõem os poemas. Os resultados foram promissores, evidenciando o entusiasmo dos estudantes com a poesia de Alice Ruiz.
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