Paisagens biográficas decoloniais
Keywords:
Pós-colonialidade. Paisagens biográficas. Artes visuais.Abstract
As paisagens biográficas, como opção decolonial, são uma combinação de afetos, sentimentos, condenação racional e compreensão dos princípios sobre os quais foi construída a opção (MIGNOLO, 2012) para pensar as produções de lugares fora do contexto moderno de produção – a América Latina, por exemplo – indiferente dos sistemas e lugares que essas sejam pensadas. Os sistemas brasileiros das Artes Visuais (especialmente estético) sempre pareceram estar a favor de teorias importadas. A estética que assume o conceito de “percepção do belo” a partir do século XVII torna-se teoria, y o conceito de arte como prática (MIGNOLO, 2010). Consequentemente, os sujeitos nacionais sempre foram tomados como reflexos daquelas formulações que tomavam as identidades biográficas como estáticas e inalteráveis. Portanto, um sistema imperante priorizou uma produção artística que “retratasse” em paisagens naturais a condição subalterna de sujeitos latino-americanos, por exemplo. Dessa ótica, Paisagens Biográficas como proposta Decolonial é outra alternativa epistemológica para reescrever, por assim dizer, (eco)sistemas críticos para as Artes Visuais.Faz algum tempo pesquiso “Artes Visuais e Cultura para além dos muros da escola” (Cf. BESSA-OLIVEIRA, 2010). Agora tenho a proposta de pensá-las para além da universidade. Concordo que ambos os loci têm boas intenções de produção do conhecimento, mas ainda admitem pensar a existência de exceções culturais fora e dentro dessas instituições. Assim, indago se dualidades sobre Cultura(s) e identidade(s), propostas ainda hoje pela crítica subalterna, não provam o ranço colonial (cultural e crítico) de periferias como a brasileira?Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.