América Latina: reflexões
Palavras-chave:
Letras. Artes. Estudos culturais. Estudos fronteiriços.Resumo
O presente artigo visa propor reflexões sobre a América Latina, por meio da elaboração de uma série de textos - sendo este o primeiro - de estudos realizados por vários teóricos latinos e sul-mato-grossenses, como o intelectual Edgar Cézar Nolasco em seus textos “Crítica fora do eixo: onde fica o resto do mundo?”, “Perto do Coração Selvagem da Crítica Fronteriza” e a sua obra babeLocal: lugares das miúdas culturas". Também dos estudos dos pesquisadores Paulo Sérgio Nolasco dos Santos no texto "Che retã: interculturalidade na fronteira Brasil-Paraguai" e Marcos Antônio Bessa-Oliveira nos textos "(In) Conveniência da cultura: percurso 'performático' do conceito da cultura para alegoria do nacional" e "Arte contemporânea: o bios como performance da produção brasileira". Além do texto “Repensando a heterogeneidade latino-americana: a propósito de lugares, paisagens e territórios”, do crítico uruguaio Hugo Achugar. Por fim textos do grupo latino-americano de estudos pós-coloniais representados aqui pela obra “Teorias sin disciplina: latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización em debate”, organizado por Santiago Castro-Gómez y Eduardo Mendieta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.