Considerações acerca da Teoria Decolonial por meio de reflexões sobre a prática docente em língua inglesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9936

Keywords:

Decolonialidade. Prática docente. Ensino de inglês.

Abstract

Com base em resultados da pesquisa autoetnográfi ca, este artigo tem como objetivo analisar práticas docentes de língua inglesa à luz da teoria decolonial (QUIJANO, 2005; 2007; GROSFOGUEL, 2007; MIGNOLO, 2007; MALDONADO-TORRES, 2007), além de refletir sobre método e ensino de língua inglesa a partir de Kumaravadivelu (2003a; 2003b; 2016). Para tanto, apresento e discuto as premissas centrais do grupo Modernidade/Coloniadidade. Após, relaciono esses conceitos com o ensino de língua inglesa, focalizando as considerações sobre método, defendidas por Kumaravadivelu (2003a; 2003b; 2016). Além disso, relaciono os conceitos debatidos às minhas práticas de sala de aula, apresentando meus dilemas e, consequentemente, os reflexos de colonialidades que permeiam minhas práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Selma Silva Bezerra, Instituto Federal de Alagoas (IFAl)

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas e estudante do doutorado da Universidade Federal de Alagoas.

References

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. In: Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio-ago. 2013.

DUTTA, Mohan J.; BASU, Ambar. Negotiating our postcolonal selves: from the ground to the Ivory tower. In: ADAMS, Tony E.; ELLIS, Carolyn; JONES, Stacy Holman (Org.). Handbook of autoethnography. New York: Routledge, 2013. p. 143-161.

GROSFOGUEL, Ramón. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias descoloniais. Tradução Flávia Gouveia. In: Ciência e Cultura. São Paulo: v. 59, n. 2, 2007, p. 32-35.

KLEIMAN, Angela B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada:

problematizações. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschirift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola/Cultura Inglesa, 2013. p. 39-58.

KUMARAVADIVELU, B. Critical Language Pedagogy: a postmethod perspective on english language teaching. In: Word Englishes, v. 22, n. 4, p. 539-550, 2003a.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: macrostrategies for language teaching. New Haven and London: Yale University Press, 2003b.

KUMARAVADIVELU, B. The decolonial option in English Teaching: can the subaltern act? Tesol Quartely, v. 50, n. 1, p. 66-85, mar. 2016.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuiciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Ed.). El giro decolonial: refl exiones para una diversidad espistémica más alládel capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-167.

MIGNOLO, W. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. un manifesto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Ed.). El giro decolonial: refl exiones para una diversidad espistémica más alládel capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 25-46.

PORTO-GONCALVES, C. W. Abya Yala. Disponível em http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/a/abya-yala. Acesso em: 5 ago 2018.

QUINO . Toda Mafalda. Martins Fontes, 1999.

QUIJANO, Anibal. Colonialidaddel poder y clasificación social. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad espistémica más alládel capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 93-126.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1990.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coliniales de nuestra época. Quito: Abya-Yala, 2009.

Published

2019-12-13

How to Cite

Bezerra, S. S. (2019). Considerações acerca da Teoria Decolonial por meio de reflexões sobre a prática docente em língua inglesa. Raído, 13(33), 93–101. https://doi.org/10.30612/raido.v13i33.9936

Issue

Section

TEMÁTICA: PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E (DES)COLONIALIDADES