Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17143

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmico-Científicos, Percurso Formativo, Culturas Disciplinares

Resumo

Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.

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Biografia do Autor

Jacqueline Sanches Vignoli, Unespar

Graduada em Letras (UNESP, São José do Rio Preto - SP), mestre em Estudos Linguísticos (UNESP, São José do Rio Preto - SP) e doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPR - PR). Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - PR), sob orientação da professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão, com a temática dos Letramentos acadêmicos. Atua como professora adjunta na graduação do curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular ensino no estado de São Paulo de 2004 a 2009. Membro dos grupos de pesquisas Linguagem e Educação (LED/UEL) e Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (LIDERE/UNESPAR), desenvolvendo pesquisas na área dos Estudos do Texto, Letramentos acadêmicos e ensino da Língua Portuguesa.

Márcia Adriana Dias Kraemer, UFFS

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFFS (Edital 24/2022/CAPES). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação: ensino, aprendizagem e formação reflexiva do sujeito social - EDIPLE", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura - GELLI" (UFFS/CNPq); Coordenadora do Projeto Interinstitucional de Pesquisa "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (UFFS/UEL/CNPq); Coordenadora do Projeto de Ensino "Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos - LALEP" (UFFS); Pesquisadora-colaboradora do "Grupo de Estudo e Pesquisa Escola de Vigotski - GEPEVI" (UFFS/CNPq); Pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa "(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores: processos teóricos metodológicos da ensinagem - TRIPEC"(UFFS/CNPq). Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, em perspectiva dialógica da linguagem, com estudo de práticas discursivas para os (multi)letramentos, em contexto escolar/acadêmico, bem como para a formação inicial, permanente e continuada de professores.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Ferrarini-Bigareli, M. A., Vignoli, J. S., & Kraemer, M. A. D. (2023). Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares. Raído, 17(44), 130–147. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17143

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem