O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17161

Palavras-chave:

responsabilidade social, formação de professor, agir docente

Resumo

 Sob à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2009; Machado, Bronckart, 2007) e dos conceitos elencados a partir da Pedagogia Crítica (Freire, 2015a, 2015b; Apple, 2006), esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscar articular a formação de professores de línguas aos estudos de justiça social. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo mapear as ações de justiça social nos cursos de Letras - Inglês das universidades públicas do Paraná. Nossos dados são compostos pelos projetos pedagógicos (PP) dos cursos de Letras (Inglês) das universidades elencadas. Nossos procedimentos de análise contemplam a identificação do conceito de justiça social nos documentos analisados a partir dos critérios da análise contextual (Bronckart, 2007). Os resultados indicam que, embora diversas ações de justiça social sejam realizadas no ambito dessa formação, os planos pedagógicos abordam parcialmente esses aspectos no perfil profissional do aluno.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Cury Calia de Souza, UEL

Possui graduação em Letras-Inglês pela UEL (2010), especialização em formação de professores de línguas estrangeira, práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela UEM (2011) e mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2015). É bacharel em Língua e Cultura Francesa pela UEL (2019). Já atuou em diversos níveis de ensino (desde eduçação infantil até ensino médio), tendo destaque a experiência como professora universitária (UEL) e editora de materiais didáticos. Teve a oportunidade de compor equipes editoriais que aprovaram 4 coleções para o Programa Nacional do Livro didático (entre os anos de 2012 e 2021), além de atuar em obras para o mercado. Entre os anos de 2016 e 2018, atuou na presidência da Associação de Professores de Língua e Literatura Inglesa do Paraná (APLIEPAR), buscando elaborar e implementar políticas de resistência para oferta de qualidade de Língua Inglesa no Estado do Paraná. Entre 2016 e 2021 desenvolveu a tese de doutorado, orientada pela professora Dr. Vera Lúcia Lopes Cristóvão e co-orientada pela professora Dr. Mariana Souto-Manning (Teacher's College - Columbia University/ Programas Curriculum and Teaching and Early Childhood Education). 

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Souza, A. C. C. C. de. (2023). O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná. Raído, 17(44), 318–338. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17161

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem