Mediações e contradições na educação a distância: o trabalho do professor e do tutor

Autores

  • João dos Reis Silva Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tania Barbosa Martins

Palavras-chave:

Mundialização do capital. Reforma do Estado. Educação a Distância. Condições do trabalho docente

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as contradições apresentadas pelas condições do trabalho docente, professor e tutor na educação a distância, mediadas pelas reformas políticas, organizativas e institucionais, do aparato público-estatal, mediante a reforma do estado e da educação, destacando as contradições para a reconfiguração do trabalho docente. O percurso metodológico considerou uma pesquisa bibliográfica sobre as transformações no mundo do trabalho e mudanças nas instituições estatais públicas. Além de entrevistas com professores, tutor presencial e a distância em três polos da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto. Conclui-se que as condições de trabalho docente a distância apresentam certas contradições incompatíveis e conflituosas com a racionalidade mercantil que tem modificado a natureza institucional da Universidade Pública Brasileira e redefinindo as características da profissionalidade docente.

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Publicado

2016-10-05

Como Citar

SILVA JUNIOR, J. dos R.; MARTINS, T. B. Mediações e contradições na educação a distância: o trabalho do professor e do tutor. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 37–47, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5706. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR