Didática do ensino da Língua: concepções de linguagem e práticas docentes de leitura e escrita.

Autores

  • Silvio Profirio da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Concepções de Linguagem. Leitura. Escrita.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem na Didática do Ensino da Língua, mais especificamente, nas práticas docentes de ensino da leitura e da escrita no Brasil. Decorrente disso, pretende-se, traçar, sob a ótica das teorias linguísticas, uma breve retrospectiva do ensino dessas competências linguísticas dos anos 50 até os dias atuais, focalizando os pressupostos teóricos e ideológicos que respaldaram tais práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Foi, por três anos, Bolsista do Programa Conexões de Saberes da UFRPE, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PRAE, no qual desenvolvia Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção de Textos em escolas da Rede Estadual de Ensino em comunidades populares da Cidade do Recife

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BARBOSA, Maria Lucia Ferreira de Figueiredo; SOUZA, Ivane Pedrosa. Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Textos: seleção variada e atual. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CEREJA, William Roberto. Ensino de Língua Portuguesa: entre a tradição e a enunciação. In: HENRIQUES, Claudio Cesar; PEREIRA, Maria Tereza Gonçalves (Org.). Língua e Transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.

FONSECA, Fernanda Irene; FONSECA, Joaquim. Pragmática Linguística e Ensino de Português. Coimbra: Almedina, 1977.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1984.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LINS, Gilda; LUNA, Maria José de Matos. A contribuição da Linguística Textual no processo de indexação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife, 2002. p. 15..

MARTELOTTA, Mario Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de Linguagem, análise lingüística e proposta de intervenção. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS – CLAPFL, 1., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: EDUSC, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, ano 3, v. 5, jan/jun, p. 29-34, 2002a.

SANTOS, Carmi Ferraz. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Revista Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 27-37, jun. 2002b.

SANTOS, Carmi Ferraz.; MENDONCA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne (Org.). Diversidade Textual: os Gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Edna Carla Lima da; SILVA, Salete Paiva da. Francisca Julia e a Inserção da Mulher no Campo Literário: um Intermédio entre o Parnasianismo e o Simbolismo. Raído, Dourados, MS, v. 5, n. 10, p. 405-427, jul/dez. 2011.

SOARES, Magda. Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa. In: BASTOS, Neusa (Org.). Língua Portuguesa: História, Perspectivas, Ensino. São Paulo: EDUC, 1998.

SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.

SUASSUNA, Lívia. Instrumentos de Avaliação em Língua Portuguesa – Concepções de Linguagem em jogo. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2., 2006, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2006.

SUASSUNA, Lívia; MELO, Iran Ferreira; COELHO, Wanderley Elias. Projeto Didático como Espaço de Articulação entre Leitura, Literatura, Produção de Texto e Estudo Gramatical. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Formação do Professor de Ensino Médio: Desafios e Perspectivas para o ensino de Língua Materna. São Paulo: Parábola, 2006.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. As Tecnologias e a Aprendizagem (re)Construcionista no Século XXI. Hipertextus Revista Digital, Recife, v.1, 2007.

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

da Silva, S. P. (2012). Didática do ensino da Língua: concepções de linguagem e práticas docentes de leitura e escrita. ARREDIA, 1(1), 63–82. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/1594

Edição

Seção

Artigos