O grotesco em Shrek 2 (2004): um olhar semiótico

Autores

  • Luiz Antonio Xavier Dias UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5941

Palavras-chave:

Carnavalização. Grotesco. Shrek 2 (2004).

Resumo

A partir da base teórica pautada nos fundamentos semióticos de carnavalização e grotesco proposta por Bakhtin (1999; 1981; 2003; 1992) – neste artigo, apresentamos o resultado de pesquisa teórica que procurou investigar a noção de carnavalização do grotesco e também do riso em duas cenas enunciativas da obra cinematográfica Shrek 2 (2004). A animação da Dreamworks, teve sua inspiração na obra literária Shrek, seu maior mérito foi o de desconstruir personagens típicos como o ogro que se torna príncipe e uma princesa também  ogra, tais fatos trouxeram grande mudança para o seguimento de animações digitais. A partir da descrição das cenas e do arcabouço teórico proposto pelo teórico russo,  nosso objetivo foi de desvelar vários sentidos alicerçados no riso e no grotesco.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Xavier Dias, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem - área Letras/Linguística da Universidade Estadual de Londrina- UEL. Professor do Centro de Letras, Comunicação e Artes do Curso de Letras, da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino da mesma IES e docente de cursos como PARFOR e PDE.

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Filmografia

SHREK. Direção: Andrew Adamson e Vicky Jenson. Produção:

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SHREK 2. Direção: Andrew Adamson. Produção: Jeffrey Katzenberg; Aron

Warner. Califórnia: DreamsWorks Animation, 2004, 1 DVD (105 min.) son., color.

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Publicado

2017-06-10

Como Citar

Dias, L. A. X. (2017). O grotesco em Shrek 2 (2004): um olhar semiótico. ARREDIA, 6(10), 75–90. https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5941

Edição

Seção

Artigos