Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade

Autores

  • Silvio Profirio da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE
  • Jacineide Gabriel Arcanjo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE
  • Herica Clarice Borges de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Renata Maria Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Cibeli Oliveira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Carmen Santana de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Wanessa Ewen de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Kalhil Gilbran Melo de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexandro Cardoso Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Linguagem. Cultura. Memória e interdisciplinaridade.

Resumo

É através da linguagem, em suas inúmeras formas, que os indivíduos interagem entre si. Diversos estudos linguísticos propiciaram o surgimento de inúmeras teorias sobre vários aspectos da linguagem. Com base em Bakhtin, Vygotsky e outros autores, objetivamos compreender a relação intrínseca entre linguagem, cultura e sociedade. Nos últimos anos, identifica-se o uso de linguagens alternativas, para promover significado ao ensino, como a literatura de cordel. Este trabalho tem como objetivo verificar como é construído o saber através de linguagens alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Jacineide Gabriel Arcanjo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

Aluno do Curso de Mestrado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Herica Clarice Borges de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Renata Maria Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Cibeli Oliveira de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Carmen Santana de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno do Curso de Licenciatura em Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Wanessa Ewen de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Kalhil Gilbran Melo de Lucena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno do Curso de Licenciatura em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Alexandro Cardoso Tenório, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Silva, S. P. da, Arcanjo, J. G., Souza, H. C. B. de, Silva, R. M. S., Souza, C. O. de, Lucena, C. S. de, … Tenório, A. C. (2010). Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, 4(7), 303–322. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/603

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS