Educação anticapacitista em Direitos Humanos: um horizonte ético-político?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17600

Palavras-chave:

Capacitismo, Educação especial, Pessoa com deficiência, Direitos humanos

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico que objetiva refletir sobre a educação anticapacitista na educação em direitos humanos como um compromisso ético-político. Consiste numa pesquisa bibliográfica, de natureza teórica, amparada em perspectivas críticas do Direito, da Filosofia e Sociologia. As reflexões evidenciam que o direito fundamental à educação é resultado de uma luta histórica e política. No caso das pessoas com deficiência no Brasil há uma disputa de hegemonia no campo da educação especial, com o exercício da direção e domínio das instituições privadas-assistenciais. O capacitismo permeia todos os espaços, excluindo as pessoas com deficiência do direito à educação, à cidadania e à dignidade humana. Conclui-se que a educação anticapacitista na educação em direitos humanos é um horizonte ético-político a ser percorrido por todos que visem à igualdade e participação plena das pessoas com deficiência nos processos sociais e escolares.

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Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Sou pessoa com deficiência visual por baixa visão. Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em Pedagogia (2017) pela Uniube e em História (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes, do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). 

João Henrique da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná, professor Adjunto do PPGE

Professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Direito Educacional. Bacharel e licenciado em filosofia. Pesquisa sobre: formação de professores; educação especial; educação escolar indígena; fundamentos da educação.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Melo, D. C. F. de, & Silva, J. H. da. (2024). Educação anticapacitista em Direitos Humanos: um horizonte ético-político?. Revista Videre, 16(35), 38–56. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17600