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Edição Atual

v. 16 n. 35 (2024): Dossiê Direitos Humanos, Educação e pessoas com deficiência
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Publicado: 2024-07-12

Editorial

Artigos

  • Deficiência em pauta na Corte Interamericana de Direitos Humanos: vias para a proteção integral dos direitos das pessoas com deficiência

    Enrique Pace Lima Flores, Pedro Pulzatto Peruzzo, Torres Braga Menacho
    11-37
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17808
  • Educação anticapacitista em Direitos Humanos: um horizonte ético-político?

    Douglas Christian Ferrari de Melo, João Henrique da Silva
    38-56
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17600
  • O aluno com deficiência e o direito à diferença

    Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte, Adriana Araújo Pereira Borges
    57-86
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17536
  • Interseccionalidade e pensamento contracolonial: reflexões para inclusão de pessoas com deficiência

    Maylla Chaveiro
    87-106
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17544
  • Direito à educação de indígenas com deficiência no Brasil

    Kátia Pereira Petelin, Washington Cesar Shoiti Nozu
    107-127
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18037
  • Direitos humanos das pessoas com altas habilidades/superdotação: uma denúncia necessária

    Laura Moreira, Susana Pérez-Barrera
    128-143
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17738
  • Políticas nacionais da Educação Especial brasileira entre 1994 e 2023: diferentes propostas; desafios constantes

    Caroline Carvalho da Costa Lima Landim, Charyze de Holanda Vieira Melo, Andressa Santos Rebelo, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    144-165
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17510
  • Direitos Humanos na formação de professores de educação especial: “elementos ilusórios” nos pressupostos liberais

    Maria Helena, Márcia de Souza Lehmkuhl
    166-179
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17635
  • A inclusão de bebês e crianças bem pequenas em creches: reflexões sobre a garantia de acesso

    Amélia Maria Araújo Mesquita, Miriam Aida da Silva Soares, Maria Paula Ferreira Maia
    180-200
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17566
  • Direito à educação de estudantes do público da educação especial egressos do ensino fundamental paulistano

    Luiz Renato Martins da Rocha, Rosângela Gavioli Prieto, Rubens Rodrigues da Silva
    201-222
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17627
  • Narrativas de jovens com deficiência sobre suas trajetórias educacionais, a partir de suas experiências no ensino superior

    Andrea Veronica Perez
    223-240
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17455
  • Acessibilidade física no Jardim Botânico Municipal de Bauru: um estudo e reflexões

    Verônica DallAcqua Cruz, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
    241-265
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17540
  • Proteção institucional de direitos e perfil caracterológico de adolescentes envolvidos em práticas sexuais abusivas

    Eladio Sebastian Heredero, Cristian R. Céspedes Carreño, Fabiola Teresa Orellana Moraga
    266-285
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18117
  • O ensino de português para a aquisição da nacionalidade secundária a mulheres migrantes no Brasil

    Vinicius Villani Abrantes, Luiza Cotta Pimenta
    286-311
    DOI: https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18045
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