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v. 16 n. 35 (2024): Dossiê Direitos Humanos, Educação e pessoas com deficiência
v. 16 n. 35 (2024): Dossiê Direitos Humanos, Educação e pessoas com deficiência
Publicado:
2024-07-12
Editorial
Editorial
Revista Videre
7
PDF
Apresentação do dossiê Direitos Humanos, Educação e Pessoas com Deficiência
Washington Cesar Shoiti Nozu, Ana Cláudia dos Santos Rocha
8-10
PDF
Artigos
Deficiência em pauta na Corte Interamericana de Direitos Humanos: vias para a proteção integral dos direitos das pessoas com deficiência
Enrique Pace Lima Flores, Pedro Pulzatto Peruzzo, Torres Braga Menacho
11-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17808
Educação anticapacitista em Direitos Humanos: um horizonte ético-político?
Douglas Christian Ferrari de Melo, João Henrique da Silva
38-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17600
O aluno com deficiência e o direito à diferença
Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte, Adriana Araújo Pereira Borges
57-86
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17536
Interseccionalidade e pensamento contracolonial: reflexões para inclusão de pessoas com deficiência
Maylla Chaveiro
87-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17544
Direito à educação de indígenas com deficiência no Brasil
Kátia Pereira Petelin, Washington Cesar Shoiti Nozu
107-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18037
Direitos humanos das pessoas com altas habilidades/superdotação: uma denúncia necessária
Laura Moreira, Susana Pérez-Barrera
128-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17738
Políticas nacionais da Educação Especial brasileira entre 1994 e 2023: diferentes propostas; desafios constantes
Caroline Carvalho da Costa Lima Landim, Charyze de Holanda Vieira Melo, Andressa Santos Rebelo, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
144-165
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17510
Direitos Humanos na formação de professores de educação especial: “elementos ilusórios” nos pressupostos liberais
Maria Helena, Márcia de Souza Lehmkuhl
166-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17635
A inclusão de bebês e crianças bem pequenas em creches: reflexões sobre a garantia de acesso
Amélia Maria Araújo Mesquita, Miriam Aida da Silva Soares, Maria Paula Ferreira Maia
180-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17566
Direito à educação de estudantes do público da educação especial egressos do ensino fundamental paulistano
Luiz Renato Martins da Rocha, Rosângela Gavioli Prieto, Rubens Rodrigues da Silva
201-222
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17627
Narrativas de jovens com deficiência sobre suas trajetórias educacionais, a partir de suas experiências no ensino superior
Andrea Veronica Perez
223-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17455
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241-265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17540
Proteção institucional de direitos e perfil caracterológico de adolescentes envolvidos em práticas sexuais abusivas
Eladio Sebastian Heredero, Cristian R. Céspedes Carreño, Fabiola Teresa Orellana Moraga
266-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18117
O ensino de português para a aquisição da nacionalidade secundária a mulheres migrantes no Brasil
Vinicius Villani Abrantes, Luiza Cotta Pimenta
286-311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18045
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English
Español (España)
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