Direito à educação de indígenas com deficiência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.18037Palavras-chave:
Educação escolar indígena, educação especial, direitos fundamentaisResumo
Este texto atenta-se ao direito à educação de indígenas com deficiência. Particularmente, objetiva analisar a produção político-normativa brasileira sobre as interfaces da Educação Escolar Indígena e da Educação Especial. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de fontes documentais nacionais atinentes ao direito fundamental à educação dos povos indígenas e de pessoas com deficiência. A sistematização dos dados deu-se mediante aplicação do Protocolo de Produção de Dados Documentais (PPDD) – Versão Preliminar. Os resultados evidenciaram que as interfaces Educação Escolar Indígena e Educação Especial estão previstas em quatro documentos, que sinalizam pistas, possibilidades e contradições para a concessão do direito à educação de indígenas com deficiência, tendo como desafios o atendimento às necessidades educacionais específicas e às diferenças socioculturais.
Downloads
Referências
AGRELOS, C. S. T. Configurações dos serviços de apoio na classe comum nas redes municipais de ensino da região da Grande Dourados. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
BANIWA, G. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Morula: Laced, 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 1 jan. 2022.
BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2014.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2009b.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n.º 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer n.º 13, de 10 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012b.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Final da I Conferência de Educação Escolar Indígena. Luziânia, GO: CONEEI/MEC, 2009a.
BRASIL. Ministério da Educação. Deliberações Priorizadas na II Conferência de Educação Escolar Indígena. Luziânia, GO: CONEEI/MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducEspecial.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.
BRUNO, M. M. G.; SÁ, M. A.; SOUZA, I. R. C. S. Pontos e contrapontos da articulação entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena. In: NOZU, W. C. S.; SILVA, A. M. da; AGRELOS, C. S. T. (org.). Pesquisas em Educação Especial em Mato Grosso do Sul. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2021. p. 45-61.
CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T. G. G. L.; SÁ, M. A. Educação escolar no campo: desafios à educação especial. Linhas Críticas, v. 22, n. 48, p. 324-345, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4887. Acesso em: 20 set. 2021.
GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C; GAMBOA, S. S. (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013. p. 83-107.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986.
MUNDURUKU, D. Povos indígenas do Brasil. Nonada, Porto Alegre, n. 1, nov. 2017. Disponível em: https://www.nonada.com.br/2017/11/daniel-munduruku-eu-nao-sou-indio-nao-existem-indios-no-brasil/. Acesso em: 25 ago. 2023.
NOZU, W. C. S. Educação Especial e Educação do Campo: entre porteiras marginais e fronteiras culturais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
NOZU, W. C. S. Carta ao esperançar: por uma educação inclusiva e específica nas escolas do campo, das águas e das florestas. In: CAPELLINI, V. L. M. (org.). Cartas para o novo governo sobre a educação especial na perspectiva inclusiva. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2023. p. 49-53.
NOZU, W. C. S.; ICASATTI, A. V.; BRUNO, M. M. G. Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inclusão Social, Brasília, v. 11, n. 1, p. 21-34, jul./dez. 2017.
NOZU, W. C. S., PETELIN, K. P.; SÁ, M. A. Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 24, p. 413-433, 2023, 413-433. Disponível em:
https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.19008. Acesso em: 01 fev. 2024.
NOZU, W. C. S.; SÁ, M. A.; DAMASCENO, A. R. Educação Especial em Escolas do Campo e Indígenas: configurações em microcontextos brasileiros. RTPS, v. 4, n. 7, p. 51-64, dez. 2019.
NOZU, W. C. S.; SILVA, A. M. REBELO, A. S. .Protocolo de Produção de Dados Documentais (PPDD): Versão Preliminar. Dourados, MS: GEPEI, 2023.
PORTELA, S. M. C. Identidade profissional do professor que atua na sala de recurso multifuncional: estudo a partir de uma escola estadual indígena em Roraima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2019.
RIBEIRO, E. A. Inclusão de camponeses público-alvo da educação especial em escolas da região da grande Dourados. Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) –Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
SÁ, M. A. de. Educação e escolarização da criança indígena com deficência em Terra Indígena Araribá. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
SÁ, M. A.; CAIADO, K. R. M. Interface da educação especial com a educação escolar indígena: a invisibilidade dos alunos indígenas com deficiência. In: BRUNO, M. M. G.; OLIVEIRA, O. V. de (org.). Educação escolar indígena, diferença e deficiência: (re)pensando práticas pedagógicas. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2015. p. 115-137.
SÁ, M. A.; CAIADO, K. R. M. Educação Especial na Educação Escolar Indígena: contribuições da pesquisadora Marilda Moraes Garcia Bruno. Interfaces da Educação, v. 9, n. 27, p. 399-417, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3132. Acesso em: 11 abr. 2022.
SÁ, M. A.; RIBEIRO, E. A.; GONÇALVES, T. G. G. L. Escolares indígenas com deficiência no Brasil: uma análise a partir do Censo Escolar da Educação Básica (2010, 2015 e 2020). Rev. bras. estud. pedagog., Brasília, v. 104, e5234, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5234. Acesso em: 3 ago. 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. atual. São Paulo, SP: Cortez, 2007.
SILVA, J. H. Formação de professores para o atendimento educacional especializado em escolas indígenas. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.