O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental

Autores

  • Jorge Henrique Gualandi Ifes - Instituto Federal do espírito Santo
  • Jéssica Alves Zerbinato Ifes
  • Maria Rosana Soares Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7343

Resumo

Este artigo apresenta um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental, realizado em uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O estudo objetivou investigar a compreensão dos alunos na realização de atividades envolvendo Generalização de Padrões, o que se deu por meio de duas atividades investigativas. A primeira teve o propósito de diagnosticar as dificuldades dos alunos, para, a partir de sua correção, apresentar formas de resolução dessas atividades. A segunda atividade teve o propósito de analisar os resultados. Os resultados apontaram que a atividade envolvendo a Generalização de Padrões possibilitou aos alunos ter contato com um aspecto da álgebra que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo, que até então não tinham conhecimento. Por meio das atividades utilizadas, os sujeitos puderam desenvolver as habilidades de observação, generalização e abstração.

Palavras-chave: Generalização de Padrões. Pensamento Algébrico. Processo Ensino-Aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Gualandi, J. H., Zerbinato, J. A., & Soares, M. R. (2018). O pensamento algébrico e a generalização de padrões: uma experiência com alunos do 8ºano do ensino fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 91–104. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7343

Edição

Seção

Experiências pedagógicas