A brincadeira cantada “Corre Cotia”: uma tarefa formativa no desenvolvimento do conhecimento especializado a respeito da regularidade de crescimento na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20412

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pensamento algébrico, Tarefa

Resumo

Nos últimos anos temos visto poucas investigações sobre a formação de professores para o ensino de matemática na Educação Infantil. Nesse contexto é que elaboramos esse artigo, com o objetivo apresentar a elaboração de uma tarefa “brincadeira cantada Corre cotia” para o desenvolvimento do conhecimento especializado sobre as regularidades de crescimento. Para isso utilizamos a metodologia do tipo exploratória fundamentada por Gil e realizamos a técnica da pesquisa literária, no qual buscamos pesquisas que tratavam sobre tarefas para o conhecimento especializado do professor. A partir dos estudos realizados elaboramos a Tarefa Formativa utilizando as cinco dimensões para a escrita da atividade para o aluno e as reflexões sobre os domínios e os subdomínios do modelo teórico do Carrillo. Consideramos que a tarefa proporcionará aos formadores de professores  reflexões sobre os materiais destinados a formação de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha (2024). Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade de Brasília no Departamento de Métodos e Técnicas- Faculdade de Educação.  É professora permanente do Programa de Mestrado  em Educação  Profissional UnB - FE. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. 

 orcid logo

Currículo Lattes

Referências

Abreu, M. G. S.; Megid, M. A. B. A.; Almeida, A. (2018) R. Pensamento Algébrico: Uma Discussão com Futuras Professoras. REVASF, v. 8, n. 16, p. 3–16.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.PISA 2022 : itens públicos de matemática [recurso eletrônico] – Brasília, DF :Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023

Carrillo- Yañez J., Climent N., Montes M., Contreras L. C., Flores-Medrano E, Escudero-Ávila D., Vasco D., Rojas N., Flores P., Aguilar-González A., Ribeiro M. E Muñoz-Catalán M. C. (2018) The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) Model.Research in Mathematics Education. V. 20 ed. 3.

Fiorentini D. ; Passos C. L B; Lima R. C. R. (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012 / organizadores: - Campinas, SP: FE/UNICAMP.

Gil, A. C. (2008) Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008

L. Campagne, W. Blair, & J. Kaput (1995) (Eds.), The Algebra Initiative Colloquium (Vol. 2, pp. 53-67) (USDOE Publication No. ED385437). Washington DC: U.S. Government Printing Office.

NCTM. (2000) Principles and standards for school mathematics. Reston: National Council of Teacher of Mathematics.

Oliveira, R. S.; Ribeiro, M.(2022) Desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos em contexto de tarefas implementadas de forma matematicamente desafiadoras – da recursividade à generalização: para além de “O que vem depois”. Campinas: Cognoscere,

Oliveira, T. S. P.; Lima, A. C. S.; Silva, E. N. (2020) Estudo da Álgebra: O Desenvolvimento Histórico da Formalização Simbólica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 347–356

Ribeiro M.; Almeida, A.; Mellone, M. (2021) Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 35, p. 1-32.

Ribeiro, M. (2021) Tarefas para a Formação e suas especificidades para desenvolver o conhecimento especializado do professor no âmbito do Pensamento Algébrico: entendendo regularidades de repetição. Espaço Plural, v. 1, n. 1, p. 104–134.

Ribeiro, M.; Almeida A. (2022). Tarefas para a formação para desenvolver o conhecimento especializado do professor no âmbito do pensamento algébrico em contextos de regularidades de crescimento: exemplos de conteúdo de conhecimento a desenvolver. Espaço Plural, 1(01). Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33935

Silva, C. , Ribeiro, M. (2024). Caracterizando tarefas para os alunos e as cinco dimensões fundamentais para sua implementação: elementos gênesis das tarefas para a formação . Espaço Plural, 20(40). Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34058

Silva, T. T. ; Oliveira, C. A. de. (2023) Aprendizagem matemática na educação infantil mapeamento de dissertações e teses (2012 – 2021). Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 19, n. 33, p. e23010, dez. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3777>. Acesso em: 08 maio 2025. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v19.n33.3777.

Downloads

Publicado

2025-11-09

Como Citar

Alencar, E. S. de. (2025). A brincadeira cantada “Corre Cotia”: uma tarefa formativa no desenvolvimento do conhecimento especializado a respeito da regularidade de crescimento na Educação Infantil . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025047. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20412

Edição

Seção

Artigos