Possibilidades e obstáculos da educação matemática crítica na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19634Palavras-chave:
Educação Matemática Cr´ítica, Formação de Professores, Epistemologia do Professor.Resumo
Trata-se, neste artigo, das proposições da Educação Matemática Crítica (EMC) nos contextos da formação inicial de professores de matemática. Com esta pesquisa qualitativa objetivou-se investigar a inserção da EMC nos cursos de formação inicial de professores de matemática. A pesquisa teve como base teórica a Educação Matemática Crítica e as orientações para a formação de professores de matemática no Brasil. A pesquisa qualitativa teve como metodologia de produção de dados a entrevista semiestruturada e a análise foi sustentada nos preceitos da Análise Textual Discursiva. Os sujeitos da pesquisa foram 17 formadores de professores de distintas instituições de ensino superior do Brasil que se aproximam da EMC. Com o auxílio de categorias analíticas, identificaram-se possibilidades, limites e obstáculos, requisitos e algumas propostas para a inserção da EMC na formação de professores de matemática. Conclui-se que a epistemologia do professor de matemática é um dos principais elementos a ser considerado, que pode tanto ser uma possibilidade quanto um obstáculo para a inserção da EMC. Isso evidencia a necessidade de formação epistemológica e ideológico-crítica. Destarte, as principais exigências são a formação para os próprios formadores, bem como ações coletivas que visem disseminar a EMC.
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