Uma atividade fundamentada na Educação Estatística: olhares da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19620

Palavras-chave:

Educação Estatística. Mundo-vida dos estudantes. Diálogo.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como uma atividade interdisciplinar fundamentada na Educação Estatística favorece a problematização das condições de vida dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Belo Horizonte. O procedimento metodológico foi a observação participante e a entrevista em grupo com os estudantes. Os dados são de natureza qualitativa. No presente artigo são apresentados dados oriundos de dois grupos de estudantes. O estudo se fundamenta na abordagem teórica da Educação Matemática Crítica e na Educação Estatística. A análise dos dados indica que os estudantes atribuem diferentes sentidos à atividade e que esses podem estar relacionados ao mundo-vida dos estudantes. A natureza da atividade favoreceu colocar em discussão uma situação frequente na escola em que se deu o estudo, onde muitas jovens estudantes se tornam mães precocemente.

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Biografia do Autor

Adriana Maira Ferreira Cardoso Monteiro, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

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Ilaine da Silva Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Monteiro, A. M. F. C., & Campos, I. da S. (2025). Uma atividade fundamentada na Educação Estatística: olhares da Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025011. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19620

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA