Reflexões sobre os conceitos de alfabetização matemática, letramento matemático e matemacia a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19593

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Emancipação, matemacia

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo discutir alfabetização matemática e letramento matemático e como eles se articulam ao conceito de matemacia, no processo de ensino de Matemática, por meio das concepções estabelecidas pela Educação Matemática Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio de estudo bibliográfico, permitiu concluir que a matemacia, ao ampliar e absorver os conceitos de alfabetização matemática e letramento matemático, cria condições mínimas para uma formação crítica em uma perspectiva emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piterson Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2014/ UFBA/UEFS), Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008), Especialização em Educação Matemática (2000/ UEFS) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Atualmente, é Professora Plena do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEnM), ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, especialmente as de Avaliação Educacional, Ensino de Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Educação Matemática: Investigação, Criticidade e Ação (POLEMICA), do Programa de Extensão Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI), do Projeto de Pesquisa Ensino da Matemática na Educação Básica: uso e (des)usos das resultados das políticas públicas em avaliação educacional no contexto escolar e membro do Programa Matemática Carloman Carlos Borges (Extensão).

Referências

Aguiar, G. da S., & Ortigão, M. I. R.. (2012, abril). Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do PISA2003. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 26(42a), 1–22. Recuperado de https://www.scielo.br/j/bolema/a/XFCgPfghSF9fK9LqVyqNLtQ/#. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100002.

AlrØ, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática (2a.ed.). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Araujo, M. L. H. S. (2014). O PISA no Brasil: uma análise da matriz de referência de Matemática e o uso de seus resultados no contexto da Educação brasileira (Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia). , Salvador, BA, Brasil. Recuperado de https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_revisada_final_lore.pdf.

Borba, M. C. & Skovsmose, O. (2001). A ideologia da certeza em educação matemática. In O. Skovsmose, (Org.), Educação matemática crítica: a questão de democracia (pp. 65- 96). Campinas: Papirus.

Cecco, B. L. & Bernardi, L. T. M. dos S. (2022, junho). Letramento matemático: perspectivas e significações no contexto brasileiro. Ensino da Matemática em Debate, 9(1), 85-101. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/57405. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i157405.

Cecco, B. L., & Bernardi, L. T. M. dos S. (2024, abril). Reflexões sobre o conceito de letramento matemático: a dinâmica relacional. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 26(1), 568–592.

Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65310. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p568-592.

Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens (3a ed.). (Trad. Sandra Mallmann da Rosa). Porto Alegre: Penso.

D’Ambrósio, U. (2011). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade (4a ed.). Belo Horizonte Autêntica Editora.

Fiorentini, D., & Lorenzato, (S) (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos (3a ed.). São Paulo Autores Associados.

Fonseca, M. C. F. R. (Org.) (2004). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global.

Fonseca, M. C. F. R. (2007, Julho). Sobre a adoção do conceito de numeramento no desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas na educação matemática de jovens e adultos. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, MG, Brasil, 9.

Fonseca, M. C. F. R. (2009a). Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In C. E. Lopes, & A. M. Nacarato, (Orgs.) Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades (pp. 47- 60). Mercado de Letras.

Fonseca, M. C. F. R. (2009b). Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática e matemática para ler o texto. In C. E. Lopes, & A. M. Nacarato, (Orgs.), Escritas e leituras na educação matemática (pp. 63-76). Belo Horizonte Autêntica.

Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados.

Freire, P. (2020). Pedagogia do oprimido (75a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, J. M. (2022). Alfabetização e Letramento Matemático: conhecendo as concepções presentes nas pesquisas brasileiras. (Dissertação de Mestrado). Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil. Recuperado de ?https://ppgedu.fw.uri.br/storage/siteda4b9237bacccdf19c0760cab7aec4a8359010b0/dissertacoes/discente270/arq_1665077312.pdf

Jolandek, J. M. (2022). Compreensão do letramento matemático: um olhar a partir de pesquisas científicas em educação matemática. (Monografia de especialização). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, Brasil. Recuperado de http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/26841/1/compreensaoletramentomatematicoeducacao.pdf

Meneghetti, F. K.. (2011, abril). O que é um ensaio-teórico?. Revista De Administração Contemporânea, 15(2), 320–332. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010.

Ortigão, M. I. R., Santos, M. J. C., & Lima, R. de. (2018, junho). Letramento em matemática no PISA: o que sabem e podem fazer os estudantes? Zetetike, 26(2), 375–389. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650093. https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8650093.

Paiva, A. M. S., & Sá, I. P. (2011, março).Educação matemática crítica e práticas pedagógicas. Revista Ibero-americana de Educação. 55(2), 1-7. Recuperado de https://rieoei.org/RIE/article/download/1616/2664/9149.

Pizzolatto, C., Pontarolo E., & Bernartt, M. L. (2020, março). A educação matemática crítica do cidadão para sua emancipação social. Revista de Educação, Ciência e Cultura 25(1), 303-314. Recuperado de https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/download/5678/pdf. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i1.5678.

Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: a questão da democracia. (Trad. Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo). Campinas: Papirus.

Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus.

Soares, M. (2009). Letramento: um tema em três gêneros (3a ed.). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Souza, P. F. (2023). Educação do Campo e Educação Matemática Crítica: processo formativo dos professores que ensinam matemática nas escolas do campo do munícipio de Feira de Santana – Bahia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil. Recuperado de http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1569.

Toledo, M. E. R. O. (2004). Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In M. C. F. R. Fonseca. (Org.), Letramento no Brasil: habilidades matemáticas (pp. 91- 106). São Paulo: Global Editora.

Downloads

Publicado

2025-09-14

Como Citar

Souza, P. F. de, & Araújo, M. de L. H. S. (2025). Reflexões sobre os conceitos de alfabetização matemática, letramento matemático e matemacia a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025017. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19593

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA