Diálogo entre Diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19590

Palavras-chave:

diálogo entre diferenças, educação inclusiva, educação matemática crítica, imaginação pedagógica, Descentramento

Resumo

Este artigo, a partir de um ensaio teórico, propõe um exercício de imaginação pedagógica para investigar como o diálogo entre diferenças pode ser integrado às práticas da educação matemática crítica. Compreendemos a imaginação pedagógica como uma abordagem metodológica que permite conceber e analisar situações educativas que ainda não existem, mas que podem vir a existir. A partir dessa perspectiva, exploramos possibilidades de promover interações dialógicas entre contextos diversos — regionais, econômicos, culturais, raciais, étnicos e nacionais. Argumentamos que o diálogo entre diferenças amplia os horizontes da aprendizagem crítica ao favorecer o reconhecimento mútuo, o descentramento epistemológico e reconhecimento da diversidade como potência formativa e a construção compartilhada de saberes. Concluímos que essa prática não apenas enriquece a experiência educativa, mas constitui um componente essencial, afirmado como condição ética e política da educação matemática crítica.

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Biografia do Autor

Manuella Carrijo, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Universidade de São Paulo – USP

Amanda Queiroz Moura, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Ensino e Processos Formativos da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2011), mestrado (2015) e doutorado (2020) em Educação Matemática pela mesma instituição. Realizou estágio de doutorado na Universidade de Illinois em Chicago, Estados Unidos e estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade de Klagenfurt, Áustria. Utilizando a perspectiva da Educação Matemática Crítica, desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, focadas em questões de inclusão/exclusão, diferença, equidade e justiça social âmbito da Educação Matemática. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão (Épura), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela Unesp. Atualmente é coordenadora do GT 13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)

Ole Skovsmose, Universidade de Aalborg

Possui doutorado em MATHEMATICS EDUCATION - ROYAL DANISH SCHOOL OF EDUCATIONAL STUDIES (1982). É professor emérito do Departamento de Cultura e Aprendizagem da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e atua como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: mathematics in action, educação matemática crítica, aporismo, critical rationality e critical mathematics education research programme

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Publicado

2025-09-14

Como Citar

Carrijo, M., Moura, A. Q., & Skovsmose, O. (2025). Diálogo entre Diferenças. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025018. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19590

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA