Diálogo entre diferencias
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19590Palabras clave:
Diálogo, Diálogo entre las Diferencias, Educación Inclusiva, Educación Matemática Crítica, Imaginación PedagógicaResumen
Este artículo explora posibilidades para establecer un diálogo entre diferencias. Además, busca, a través de la imaginación pedagógica, crear nuevas oportunidades para interacciones dialógicas en la educación matemática. La imaginación pedagógica es un enfoque metodológico para investigar situaciones que aún no existen, pero que pueden llegar a existir. Abre nuevas posibilidades educativas para la investigación. A través de este proceso, presentamos oportunidades para establecer un diálogo entre diferencias regionales, económicas, culturales, raciales, étnicas y nacionales. En conclusión, el diálogo entre diferencias puede ofrecer apoyo adicional para el aprendizaje crítico, que no ha sido ampliamente explorado antes. Así, se sugiere el diálogo entre diferencias como parte de la práctica de la educación matemática crítica.
Descargas
Citas
Bohm, D. (1996). On dialogue. Routledge.
Cassela, E. A. D., & Santos, E. C. A. (2023). [M] matemática nas Tranças das Mulheres Angolanas ou as Tranças das Mulheres Angolanas na [M] matemática? Um Olhar à Etnomodelagem ([M]athematics in the Braids of Angolan Women or the Braids of Angolan Women in [M]athematics? A Look at Ethnomodeling). Journal of Mathematics and Culture, 17(7), 119-136.
Cooker, L., Cotton, T., & Toft, H. (2021). Transforming teaching: Global responses to teaching under the COVID-19 pandemic. Routledge.
Cortella, P. & Cortella, M. S. (Apresentadores). (2023, 27 de abril). Inteligência Orgânica Podcastl [Podcast de video]. In Youtube. https://youtu.be/bSujr5zF00Q?feature=shared.
D’Ambrosio, U. (2006). Ethnomathematics: Link between traditions and modernity. Sense Publishers.
Faustino, A. C., & Skovsmose, O. (2020). Dialogic and non-dialogic acts in learning mathematics. For the Learning of Mathematics, 40(1), 9–14.
Freire, P. (2000). Pedagogy of the oppressed. With an Introduction by Donaldo Macedo. Bloomsburry.
Gerdes, P. (1999). Geometry from Africa: Mathematical and educational explorations. Mathematical Association of America.
Martins, C. F. R., & Macêdo, J. A. de. (2023). Ferramentas digitais: Uma possibilidade educacional em tempos de pandemia (Digital tools: An educational possibility in times of pandemic). Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3326.
Martin, D. B., Valoyes-Chávez, L., & Valero, P. (2024). Paola. Race, racism, and racialization in mathematics education: Global perspectives. Educational Studies in Mathematics, 116(3), 313-331. https://doi.org/10.1007/s10649-023-10127-3.
Moura, A. C. (2020). O encontro entre surdos e ouvintes em cenários para investigação: Das incertezas às possibilidades nas aulas de matemática (Meeting amongst deaf and hearing student in landscapes of investigation: From uncertainties to possibilities in mathematics educations). Doctoral dissertation. Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Muzinatti, J. L. (2022). Matemática: Verdade apaziguadora (Mathematics: Soothing truth). Appris.
Parra, A. I. S. (2018). Curupira’s walk: Prowling ethnomathematics theory through decoloniality. Doctoral dissertation. Aalborg University Press.
Sá, LC e, & Rovetta, OM (2021). A pandemia sob outra perspectiva: uma experiência com fotografias no ensino não presencial de Geometria Espacial (The pandemic from another perspective: An experience with photographs in the non-face-to-face teaching of spatial aeometry). Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 11(3), 41-56. https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2459.
Skovsmose, O. (2011). Critique, generativity and imagination. For the Learning of Mathematics, 31(3), 19-23.
Skovsmose, O. (2019). Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, 24(64), 16-32.
Skovsmose, O. (2023). Critical mathematics education. Springer.
Skovsmose, O. (2024). Critical philosophy of mathematics. Springer.
Telles, E. (2023). Racismo à Brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Fundação Ford.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 TANGRAM - Revista de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

