Entre Contextos e Decisões: A Intersecção do TPACK, Educação Matemática Crítica e Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática
The Intersection of TPACK, Critical Mathematics Education, and Digital Technologies in Mathematics Teaching
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19520Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, TPACK, Tecnologias Digitais, Contextos, DecisõesResumo
O presente estudo tem a finalidade de investigar como o contexto no TPACK — Technological Pedagogical Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico-Pedagógico de Conteúdo) e a Educação Matemática Crítica - EMC podem influenciar nas decisões epistemológicas dos professores durante o processo de integração das tecnologias digitais (TD) ao ensino da matemática. Utilizamos da Pesquisa Interpelativa Genérica e da entrevista semiestruturada para o retorno do seguinte questionamento: como o conhecimento do contexto (XK) afeta a forma como os professores tomam decisões sobre o que e como ensinar matemática? Os resultados da pesquisa permitiram inferir que apenas a inserção das tecnologias no ensino da matemática não é suficiente para amenizar os problemas da equidade, qualidade e contemporaneidade do ensino. Como possibilidade para investigações futuras propomos, a integração da Educação Matemática Crítica, do modelo TPACK e da inteligência artificial na formação de professores por oferecer uma abordagem holística para a educação matemática.
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