Entre Contextos e Decisões: A Intersecção do TPACK, Educação Matemática Crítica e Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática

The Intersection of TPACK, Critical Mathematics Education, and Digital Technologies in Mathematics Teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19520

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, TPACK, Tecnologias Digitais, Contextos, Decisões

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de investigar como o contexto no TPACK — Technological Pedagogical Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico-Pedagógico de Conteúdo) e a Educação Matemática Crítica - EMC podem influenciar nas decisões epistemológicas dos professores durante o processo de integração das tecnologias digitais (TD) ao ensino da matemática. Utilizamos da Pesquisa Interpelativa Genérica e da entrevista semiestruturada para o retorno do seguinte questionamento: como o conhecimento do contexto (XK) afeta a forma como os professores tomam decisões sobre o que e como ensinar matemática? Os resultados da pesquisa permitiram inferir que apenas a inserção das tecnologias no ensino da matemática não é suficiente para amenizar os problemas da equidade, qualidade e contemporaneidade do ensino. Como possibilidade para investigações futuras propomos, a integração da Educação Matemática Crítica, do modelo TPACK e da inteligência artificial na formação de professores por oferecer uma abordagem holística para a educação matemática.

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Biografia do Autor

Profa. Me. Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Especialista em Docência do Ensino Superior e em Mídias em Educação, graduada em Normal Superior e Pedagogia pela Unimontes. Atua como Especialista da Educação Básica efetiva da Escola Estadual Zinha Prates e como professora efetiva de Anos Iniciais da Escola Municipal Dona Vidinha Pires, ambas na cidade Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Licenciado em Matemática e Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor e pesquisador do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes.

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Publicado

2025-09-14

Como Citar

Ruas, V. L. de O. F., & Macêdo, J. A. de. (2025). Entre Contextos e Decisões: A Intersecção do TPACK, Educação Matemática Crítica e Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: The Intersection of TPACK, Critical Mathematics Education, and Digital Technologies in Mathematics Teaching. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025022. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19520

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA