Expansão dos ambientes de aprendizagem: possibilidades de novas referências por meio de tarefas em livros didáticos de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19489

Palavras-chave:

Cenários para Investigação, Paradigma do exercício, Geometria

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma expansão das referências utilizadas por Ole Skovsmose ao abordar os ambientes de aprendizagem, no âmbito da Educação Matemática Crítica. É trazido um contexto sobre o início dessa discussão, assim como outros autores no campo da Educação Matemática que também contribuíram para modificar os ambientes de aprendizagem. A partir disso, e com dados de uma pesquisa que analisou livros didáticos de Matemática, são apresentados exemplos de tarefas que permitem compreender uma expansão das referências dentro dos ambientes de aprendizagem. Essas novas referências abarcam a ‘matemática pura camuflada’ e um contexto ‘possivelmente real’. Enquanto a primeira demarca terreno entre a matemática pura e a semirrealidade, a segunda envolve um olhar transversal para todas as outras referências. Espera-se que este texto sirva como reflexão para pesquisadores e professores interessados em olhares críticos sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática.

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Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016), e Estágio na JKU - Johanner Kepler University (2024). Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Guimarães, D. R., & Amaral, R. B. (2025). Expansão dos ambientes de aprendizagem: possibilidades de novas referências por meio de tarefas em livros didáticos de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025024. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19489

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA