Expansão dos ambientes de aprendizagem: possibilidades de novas referências por meio de tarefas em livros didáticos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19489Palavras-chave:
Cenários para Investigação, Paradigma do exercício, GeometriaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma expansão das referências utilizadas por Ole Skovsmose ao abordar os ambientes de aprendizagem, no âmbito da Educação Matemática Crítica. É trazido um contexto sobre o início dessa discussão, assim como outros autores no campo da Educação Matemática que também contribuíram para modificar os ambientes de aprendizagem. A partir disso, e com dados de uma pesquisa que analisou livros didáticos de Matemática, são apresentados exemplos de tarefas que permitem compreender uma expansão das referências dentro dos ambientes de aprendizagem. Essas novas referências abarcam a ‘matemática pura camuflada’ e um contexto ‘possivelmente real’. Enquanto a primeira demarca terreno entre a matemática pura e a semirrealidade, a segunda envolve um olhar transversal para todas as outras referências. Espera-se que este texto sirva como reflexão para pesquisadores e professores interessados em olhares críticos sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática.
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