Educação Matemática Crítica e Revista Tangram: Tecendo saberes em uma Revisão Sistemática

Weaving Knowledge in a Systematic Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19479

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica., Revisão Sistemática de Literatura., Revista Tangram

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar uma análise das contribuições teóricas e práticas da Educação Matemática Crítica (EMC), a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de artigos publicados na revista acadêmica denominada Tangram, destacando as temáticas abordadas, as potencialidades identificadas e os desafios relatados ao longo do século XXI. Para alcançar tais objetivos, considerou-se como metodologia uma RSL baseada no protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Foi realizada uma busca por meio do descritor “critic” nos idiomas português, inglês e espanhol, resultando em 59 trabalhos e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados nove destes para a amostra, com base na aderência à temática da EMC. A revisão foi norteada pela seguinte questão: quais são as contribuições, desafios e avanços apresentados por

artigos sobre Educação Matemática Crítica publicados na revista Tangram? Os trabalhos explorados, que tratam de temas como sustentabilidade, educação financeira, justiça social e uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, e suas contribuições identificadas, incluem o fortalecimento da conexão entre a Matemática e questões sociais, promovendo reflexões éticas e culturais; o uso de cenários de investigação para engajar os alunos em problemas reais; e a promoção de uma cidadania crítica por meio da análise de dados estatísticos e da modelagem de situações do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saul Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Referências

Alarcón, E. R. T., Puentes, J. F. A., & Morales, M. L. P. (2022). Aproximación al desarrollo de la competencia matemática resolver problemas: : un aporte desde la función cuadrática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(1), 136–159. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.15770

Braúna, J. R. F., & Morais, M. B. de. (2021). Educação matemática na escola-mundo: ensino para uma cultura de paz. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 46–70. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12110

Canedo Junior, N. da R., & Kistemann Junior, M. A. (2018). Uma investigação com diálogos-com-mídias em projetos de modelagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 18–36. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7366

Campos, C. R., & Coutinho, C. Q. e S. (2019). O juro real no contexto da educação financeira crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 67–86. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8863

Dias, D. P., & Gaban, A. A. (2019). Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 67–78. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825

Kistemann Jr, M. A., Giordano, C. C., & dos Santos Souza, F. (2023). Pensamento Financeiro e Letramento Estatístico: teorizações iniciais, desafios e possibilidades. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(1), 162–184. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16819

Lozada, C. de O., & D´Ambrosio, U. (2020). Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 71–101. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2019). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. Annals of Internal Medicine, 151(4), 264–269. https://doi.org/10.7326/0003-4819-151-4-200909010-00135

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., ... & Shamseer, L. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n.71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Porfírio, G. (2012). Revisão da literatura (Em fase de elaboração). Recuperado de http://clip2net.com/clip/m2729/1196764374-ab61a-68kb.pdf

Souza, K. A. de F., & Albrecht, E. (2024). As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos: A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten Years. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 22–41. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574

Torisu, E. M., & Santos, A. L. F. C. dos. (2023). Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 103–119. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387

Skovsmose, Ole. (1994). Towards a Philosophy of Critical Mathematics Education.

Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Skovsmose, Ole. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Papirus.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Oliveira, S. B. de. (2025). Educação Matemática Crítica e Revista Tangram: Tecendo saberes em uma Revisão Sistemática: Weaving Knowledge in a Systematic Review . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025025. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19479

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA