Educação Matemática Crítica e Revista Tangram: Tecendo saberes em uma Revisão Sistemática
Weaving Knowledge in a Systematic Review
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19479Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica., Revisão Sistemática de Literatura., Revista TangramResumo
Esta pesquisa visa apresentar uma análise das contribuições teóricas e práticas da Educação Matemática Crítica (EMC), a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de artigos publicados na revista acadêmica denominada Tangram, destacando as temáticas abordadas, as potencialidades identificadas e os desafios relatados ao longo do século XXI. Para alcançar tais objetivos, considerou-se como metodologia uma RSL baseada no protocolo PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Foi realizada uma busca por meio do descritor “critic” nos idiomas português, inglês e espanhol, resultando em 59 trabalhos e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados nove destes para a amostra, com base na aderência à temática da EMC. A revisão foi norteada pela seguinte questão: quais são as contribuições, desafios e avanços apresentados por
artigos sobre Educação Matemática Crítica publicados na revista Tangram? Os trabalhos explorados, que tratam de temas como sustentabilidade, educação financeira, justiça social e uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, e suas contribuições identificadas, incluem o fortalecimento da conexão entre a Matemática e questões sociais, promovendo reflexões éticas e culturais; o uso de cenários de investigação para engajar os alunos em problemas reais; e a promoção de uma cidadania crítica por meio da análise de dados estatísticos e da modelagem de situações do cotidiano.
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