Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma Análise Comparativa de Livros Didáticos e Apostilas do SEE de Mato Grosso na perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19476

Palavras-chave:

Educação Financeira., Ambientes de Aprendizagem. , Paradigma de Exercícios, Geometria. Anos Iniciais. Livros didáticos., Apostilas Sistema Estruturado de Ensino

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a presença da Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma análise comparativa entre uma coleção de livros didáticos aprovados pelo PNLD e as apostilas do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) de Mato Grosso na perspectiva dos ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000, 2014). Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), pela qual procuramos mapear, classificar e analisar a maneira como as 420 questões, sendo 197 questões provenientes de uma coleção de livros didáticos e 223 questões das apostilas do SEE abordavam a Educação Financeira à luz dos aportes teóricos dos Ambientes de Aprendizagem. Como resultados da pesquisa, identificamos uma predominância do Paradigma do Exercício com 386 questões (91,8%), em detrimento dos Cenários para Investigação com apenas 34 questões (8,2%) na maneira como a Educação Financeira nos materiais curriculares analisados. Concluímos que, para abordar a Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental, a coleção do livro didático analisado possui uma melhor movimentação entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem (23 questões ou 11,8% são apresentadas no formato de Cenários para Investigação) do que as apostilas do SEE de Mato Grosso (11 questões ou apenas 4,9% são apresentadas no formato de Cenários para Investigação).

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Biografia do Autor

MÁRCIO UREL RODRIGUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOUTOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA UNESP - RIO CLARO/SP

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Barra do Bugres – Mato Grosso – Brasil

E-mail: marcio.rodrigues@unemat.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815

Roberth Henrique dos Santos de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Roberth Henrique dos Santos de Almeida

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Barra do Bugres – Mato Grosso – Brasil

E-mail: roberth.henrique@unemat.br

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9956-1717

Jonhy Syllas dos Santos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC-MT

Jonhy Syllas dos Santos Ferreira

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC-MT

Barra do Bugres – Mato Grosso – Brasil

E-mail: jsyllasf@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0008-4929-3533

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

RODRIGUES, M. U., Almeida, R. H. dos S. de, & Ferreira, J. S. dos S. (2025). Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma Análise Comparativa de Livros Didáticos e Apostilas do SEE de Mato Grosso na perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025026. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19476

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA