Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma Análise Comparativa de Livros Didáticos e Apostilas do SEE de Mato Grosso na perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19476Palabras clave:
Educação Financeira., Ambientes de Aprendizagem. , Paradigma de Exercícios, Geometria. Anos Iniciais. Livros didáticos., Apostilas Sistema Estruturado de EnsinoResumen
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a presença da Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma análise comparativa entre uma coleção de livros didáticos aprovados pelo PNLD e as apostilas do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) de Mato Grosso na perspectiva dos ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000, 2014). Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), pela qual procuramos mapear, classificar e analisar a maneira como as 420 questões, sendo 197 questões provenientes de uma coleção de livros didáticos e 223 questões das apostilas do SEE abordavam a Educação Financeira à luz dos aportes teóricos dos Ambientes de Aprendizagem. Como resultados da pesquisa, identificamos uma predominância do Paradigma do Exercício com 386 questões (91,8%), em detrimento dos Cenários para Investigação com apenas 34 questões (8,2%) na maneira como a Educação Financeira nos materiais curriculares analisados. Concluímos que, para abordar a Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental, a coleção do livro didático analisado possui uma melhor movimentação entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem (23 questões ou 11,8% são apresentadas no formato de Cenários para Investigação) do que as apostilas do SEE de Mato Grosso (11 questões ou apenas 4,9% são apresentadas no formato de Cenários para Investigação).
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Citas
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