A comunidade de que vejo I: percepções acerca da vivência ribeirinha como potencialidades para um ensino de matemática interdisciplinar
Perceptions about the riverside experience as potential for transdisciplinary Mathematics teaching
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19446Palavras-chave:
Comunidade Ribeirinha, Ensino de Matemática, InterdisciplinaridadeResumo
No contexto educacional contemporâneo, a interdisciplinaridade no ensino de matemática se apresenta como uma abordagem que busca integrar conceitos abstratos à realidade dos estudantes, favorecendo uma aprendizagem contextualizada. Este estudo foi realizado na comunidade ribeirinha amazônica de São Sebastião da Brasília, Parintins-AM, investigando como aspectos do cotidiano podem contribuir para a prática educativa. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, incluindo revisão bibliográfica, registros fotográficos e observação direta, foram identificadas manifestações matemáticas presentes no dia a dia ribeirinho, contextualizando a matemática de modo prático e conectado às experiências locais. Essa abordagem propõe uma conexão entre o ensino de matemática e a diversidade cultural e ambiental, reconhecendo múltiplas formas de conhecimento. Busca-se contribuir para que os estudantes enfrentem desafios acadêmicos e participem de modo ativo em suas comunidades, promovendo aprendizagens contextualizadas e duradouras.
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