A comunidade de que vejo I: percepções acerca da vivência ribeirinha como potencialidades para um ensino de matemática interdisciplinar

Perceptions about the riverside experience as potential for transdisciplinary Mathematics teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19446

Palavras-chave:

Comunidade Ribeirinha, Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade

Resumo

No contexto educacional contemporâneo, a interdisciplinaridade no ensino de matemática se apresenta como uma abordagem que busca integrar conceitos abstratos à realidade dos estudantes, favorecendo uma aprendizagem contextualizada. Este estudo foi realizado na comunidade ribeirinha amazônica de São Sebastião da Brasília, Parintins-AM, investigando como aspectos do cotidiano podem contribuir para a prática educativa. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, incluindo revisão bibliográfica, registros fotográficos e observação direta, foram identificadas manifestações matemáticas presentes no dia a dia ribeirinho, contextualizando a matemática de modo prático e conectado às experiências locais. Essa abordagem propõe uma conexão entre o ensino de matemática e a diversidade cultural e ambiental, reconhecendo múltiplas formas de conhecimento. Busca-se contribuir para que os estudantes enfrentem desafios acadêmicos e participem de modo ativo em suas comunidades, promovendo aprendizagens contextualizadas e duradouras.

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Biografia do Autor

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza, Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas

Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas (ENS - UEA)

Manaus, Amazonas, Brasil

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal. Especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), título reconhecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora associada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), lotada no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Também é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Atua principalmente nos campos de conhecimento da Educação Matemática com ênfase na Formação de Professores e Etnomatemática. É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias - COMPLEXUS. É responsável pelo Laboratório de Ensino de matemática (LEMat) do CESP.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Souza, G. W. P. de, & Costa, L. de F. M. da. (2025). A comunidade de que vejo I: percepções acerca da vivência ribeirinha como potencialidades para um ensino de matemática interdisciplinar: Perceptions about the riverside experience as potential for transdisciplinary Mathematics teaching. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025046. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19446

Edição

Seção

Artigos