Contribuições de práticas dialógicas de Modelagem para a formação do estudante nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19422Palavras-chave:
Educação Matemática, Ações de autonomia. Atividades de Modelagem Matemática. Educação Matemática., APAC; cárcere; educação matemática crítica; EJA., Formação do EstudanteResumo
Este artigo apresenta a análise de uma prática de Modelagem Matemática, com características dialógicas, desenvolvida com estudantes do quinto ano do Ensino
Fundamental. Busca-se responder: que contribuições para a formação dos estudantes podem ser evidenciadas em uma prática de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental com o tema “Poluição do Ar”? Como dados consideraram-se: anotações do caderno de registro da pesquisadora, gravações em áudio/vídeo, produções dos estudantes e questionário. A análise, de cunho qualitativo, foi subsidiada por referenciais teóricos sobre Modelagem, Educação Matemática Crítica e diálogos. Evidenciaram-se as contribuições: iniciativa na aprendizagem, iniciativa e autonomia na busca de soluções, capacidade de usar a matemática para compreender a realidade, capacidade de usar a matemática para refletir e se posicionar criticamente, capacidade para dialogar, confiança e autonomia para tomar decisões, desenvolvimento da cidadania e capacidade para agir de forma colaborativa.
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