Contribuições de práticas dialógicas de Modelagem para a formação do estudante nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19422

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ações de autonomia. Atividades de Modelagem Matemática. Educação Matemática., APAC; cárcere; educação matemática crítica; EJA., Formação do Estudante

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma prática de Modelagem Matemática, com características dialógicas, desenvolvida com estudantes do quinto ano do Ensino

Fundamental. Busca-se responder: que contribuições para a formação dos estudantes podem ser evidenciadas em uma prática de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental com o tema “Poluição do Ar”? Como dados consideraram-se: anotações do caderno de registro da pesquisadora, gravações em áudio/vídeo, produções dos estudantes e questionário. A análise, de cunho qualitativo, foi subsidiada por referenciais teóricos sobre Modelagem, Educação Matemática Crítica e diálogos. Evidenciaram-se as contribuições: iniciativa na aprendizagem, iniciativa e autonomia na busca de soluções, capacidade de usar a matemática para compreender a realidade, capacidade de usar a matemática para refletir e se posicionar criticamente, capacidade para dialogar, confiança e autonomia para tomar decisões, desenvolvimento da cidadania e capacidade para agir de forma colaborativa.

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Biografia do Autor

Karen Ramos, Prefeitura de Santo André - SP

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade do ABC (UFABC). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Prefeitura de Santo André - PSA, Santo André, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Angola, 814, Parque Oratório, Santo André, São Paulo, Brasil, CEP: 09260-120. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7233-6265.                                                                  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8271530726392353. E-mail: prof.karen@hotmail.com.  

Regina Helena de Oliveira Lino Franchi, Universidade Federal do ABC - UFABC

Universidade Federal do ABC - UFABC 

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Ramos, K., & Franchi, R. H. de O. L. (2025). Contribuições de práticas dialógicas de Modelagem para a formação do estudante nos anos iniciais do Ensino Fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025031. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19422

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA